Durante o primeiro semestre do ano foram retiradas de circulação 4197 notas contrafeitas de euro, representando 1,3% do total de notas contrafeitas detetadas na área do euro.
Corpo do artigo
A nota mais contrafeita foi a de 20 euros, contrariando o que se verificou ao nível do Eurosistema, onde a denominação de 50 euros foi a mais contrafeita, revelou o Banco de Portugal (BdP).
No conjunto do Eurosistema foram retiradas de circulação um total de 320311 notas de euro durante a primeira metade do ano.
"O número de contrafações permanece muito baixo em comparação com o número, crescente, de notas genuínas em circulação (cerca de 19 mil milhões)", destacou o BdP no seu Boletim Notas e Moedas.
E acrescentou: "As contrafações detetadas em circulação no primeiro semestre de 2016 são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia "Tocar - Observar - Inclinar", e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação".