No ano passado foram apresentadas mais de 16 mil queixas de clientes de serviços financeiros ao Banco de Portugal, mais 32% do que no ano anterior.
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"No ano de 2009, as reclamações entradas no Banco de Portugal referentes a matérias de supervisão bancária e efectuadas pelos clientes relativas a operações financeiras nos mercados do crédito e da poupança, nomeadamente relacionadas com crédito à habitação, crédito ao consumo, movimentação de contas e outras operações, ascenderam a 16.040", informou o Banco de Portugal (BdP) no seu relatório de 2009.
Em 2008 tinham sido apresentadas pelos clientes bancários 12.153 queixas, pelo que houve um aumento homólogo de 32%.
"Do total de reclamações entradas, 8.407 foram provenientes do Livro de Reclamações, sendo as restantes remetidas, directamente pelos clientes bancários, ao Banco de Portugal", precisou o supervisor.
Das 16.040 reclamações em 2009 relativas a operações no mercado do crédito e da poupança, 4.430 são referentes a contas bancárias, 3.700 respeitam a crédito ao consumo e 3.497 a crédito à habitação.
"Na sequência da fiscalização de campanhas de publicidade, da realização de inspecções e da análise de reclamações, o Banco de Portugal emitiu, durante o ano de 2009, 769 recomendações e determinações específicas no âmbito da supervisão comportamental, abrangendo matérias como a publicidade, os preçários, a comercialização do crédito à habitação, do crédito ao consumo e outros créditos e dos depósitos, bem como as regras de conduta que as instituições estão obrigadas a cumprir", sublinhou a entidade liderada por Vítor Constâncio no relatório anual.