Os representantes dos credores da Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional, chegaram a Atenas para começar as negociações com as autoridades gregas sobre um novo empréstimo ao país.
Corpo do artigo
"As equipas das instituições (credoras) estão a partir de agora no terreno em Atenas e o trabalho começa imediatamente, no momento em que estamos a falar", indicou o porta-voz do Executivo europeu durante uma conferência de imprensa de rotina da Comissão (CE) em Bruxelas.
Mas em Atenas, as informações eram ligeiramente diferentes. "As negociações com as equipas técnicas começam na terça-feira", insistiu uma fonte governamental grega a meio do dia.
No entanto, o porta-voz da CE referiu que "as instituições (credoras) estão a negociar com as autoridades gregas".
Numerosos chefes de missão já estão em Atenas, prevendo-se que todos estejam no terreno até quarta-feira, adiantou o porta-voz, aludindo a "progressos passo a passo" para pôr em andamento um terceiro programa de ajuda, de pelo menos 80 mil milhões de euros, à Grécia.
"Novas reformas da parte das autoridades gregas são esperadas para permitir um desembolso da parte do Mecanismo Europeu de Estabilização (MEE)", o fundo de apoio da zona euro, adiantou a CE, que espera que o acordo se concretize na segunda quinzena de agosto.