Portugal deve renegociar os juros da dívida com a troika. Quem assim o defende é o deputado e ex-líder do CDS/PP Ribeiro e Castro durante a participação no programa "Parlamento da Região", que vai para o ar, esta segunda-feira, às 23 horas, no Porto Canal.
Corpo do artigo
O deputado é de opinião que a renegociação dos juros deve ser a contrapartida principal pelo facto de Portugal estar a cumprir com o acordo assinado com os elementos da troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e FMI).
A troika "tem que ter em atenção a atitude de um parceiro que está a cumprir. A renegociação dos juros é fundamental para reduzir a dívida", salientou. Desta forma, o deputado centrista contraria a tese oficial da maioria, que tem insistido na ideia de que a renegociação não é necessária.
Ribeiro e Castro mostrou-se igualmente favorável à renegociação urgente das Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo considerado "muito pouco" o que foi feito neste âmbito até ao momento.
De igual forma, Ribeiro e Castro aplaudiu a decisão da Comissão Europeia de ter voltado a colocar na agenda a questão das "rendas excessivas, designadamente na EDP", as quais, no seu entender, devem ser objeto de cortes.