Risco português é o que mais alivia no mundo com taxa de juro a baixar barreira dos 7%
<p>Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estão hoje, sexta-feira, em queda e já negoceiam abaixo dos sete%, sendo Portugal o país em que mais recuam os seguros contra o incumprimento da dívida.</p>
Corpo do artigo
Pelas 11.40, o juro para os títulos de dívida soberana a 10 anos era de 6,873%, abaixo dos 7,035% da sessão de quinta feira, de acordo com os dados da agência de informação financeira Bloomberg.
O 'spread' da dívida portuguesa face aos títulos de dívida alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, estava também a recuar e situava-se em 437 pontos base, contra a média de 460 pontos base alcançada na quinta feira.
Já no caso dos CDS ('Credit Default Swaps'), o seguro contra o risco de incumprimento da dívida soberana, Portugal é hoje o país do mundo em que o valor mais desce nos títulos a dez anos.
Pelas 11:40, o valor dos CDS associado aos títulos de Portugal a dez anos recuava para 427,5 pontos base, de acordo com os dados da Bloomberg.
É de realçar o facto de também o risco de Espanha, Irlanda e Grécia estarem hoje em queda, com os três países a posicionarem-se exactamente atrás de Portugal na tabela dos países cujos CDS mais aliviam na sessão.
E também em termos de juros há boas notícias para os países que têm estado sob a mira dos investidores, uma vez que também a Irlanda e a Grécia vêm recuar as taxas da dívida a dez anos, com a Espanha a observar um ligeiro agravamento.