A maior companhia aérea de baixo custo da Europa vai acabar com os cartões de embarque em papel. A partir do dia 12 de novembro, os passageiros devem apresentar os bilhetes através do telemóvel, utilizando a aplicação myRyanair.
Corpo do artigo
A companhia afirma que "os passageiros não poderão imprimir um bilhete de embarque físico" e que devem "usar o passe de embarque digital, disponibilizado através da aplicação "myRyanair" durante o check-in para embarcar."
Segundo o diretor de marketing da transportadora, Dara Brady, a mudança para o embarque 100% digital "significará uma experiência de viagem mais rápida, inteligente e ecológica para os passageiros".
Além disso, a companhia comunicou que a decisão não é inovadora, uma vez que 80% dos passageiros já recorrem à tecnologia e que "segue o exemplo de outros setores como festivais e eventos musicais e desportivos, que mudaram com sucesso para a venda de ingressos exclusivamente digitais".
A companhia, afirma a responsável, está a passar por uma "transformação digital" e já lançou vários recursos na aplicação móvel, que permitem pedir comida pelo telefone, receber atualizações em tempo real sobre o voo e também notificações do Centro de Operações.
Embora a mudança gere algumas preocupações, como o que fazer em casos de falta de bateria ou de acesso à Internet, a companhia aérea confirma que os passageiros podem requisitar um bilhete em papel nos balcões de check-in do aeroporto sem qualquer taxa adicional, caso já tenham feito o check-in anteriormente. Este também será o caso para voos a partir de Marrocos, onde o governo exige o uso de bilhetes físicos.
No caso de passageiros mais velhos, menos confortáveis com as novas tecnologias ou sem acesso a smartphones, um porta-voz da Ryanair, citado pelo "The Independent", comunicou que "podem pedir a um amigo ou familiar para fazer o check-in online. Com o check-in feito, os passageiros podem pedir assistência aos funcionários do aeroporto para embarcar."
"Se a bateria acabar ou algo acontecer, após o check-in, os dados do voo estão disponíveis e o embarque será garantido. Ninguém precisa de se preocupar desde que o check-in online seja feito antes de chegar ao aeroporto", é a garantia deixada pelo CEO da Ryanair Michael O"Leary no podcast The Independent"s".