A Ryanair alertou, esta quarta-feira, os seus clientes para a emissão de cartões de embarque falsos pela Kiwi.com e lembrou os passageiros que devem concluir diretamente o processo de 'check-in' da companhia irlandesa, ou não poderão embarcar. A empresa checa acusa a transportadora de "mesquinhez" e garante que cumpre todas as regras para "garantir uma viagem segura".
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"Tomámos conhecimento daqueles cartões de embarque falsos quando um pequeno número de passageiros que reservaram os seus voos através da Kiwi.com chegou ao portão de embarque sem os cartões de embarque oficiais da Ryanair na semana passada", explicou, em comunicado, a diretora de marketing da companhia irlandesa, Dara Brady.
De acordo com a mesma nota, "é obrigatório que os passageiros concluam diretamente o processo de 'check-in' da Ryanair, para garantir que são informados de todos os protocolos regulamentares e de segurança exigidos durante a viagem. A Kiwi.com contorna estes regulamentos essenciais da aviação, emitindo os seus próprios cartões de embarque, que não são válidos nos voos da Ryanair".
Desta forma, acrescentou, "a partir de hoje (18 de agosto), qualquer passageiro da Ryanair com um cartão de embarque emitido por Kiwi.com, lamentavelmente, terá o embarque recusado, pois não cumpriu os protocolos de segurança e proteção da Ryanair durante o 'check-in'".
A quem fez uma reserva através da Kiwi.com, a Ryanair pede que entre em contacto com a plataforma, no sentido de obter a referência de reserva da Ryanair e o endereço de e-mail, para que possa concluir o 'check-in' de acordo com o protocolo de proteção e segurança exigido pela União Europeia.
A companhia aérea de baixo custo ('low-cost') recomendou ainda aos clientes que reservem os voos diretamente na página de internet ou aplicação da Ryanair e que evitem fazer reservas através de terceiros, como a Kiwi.com, "que não têm autorização para vender voos da Ryanair ou emitir cartões de embarque".
"No início do ano, a Ryanair introduziu o 'Selo Verificado' para proteger ainda mais os clientes contra estes agentes de viagens online que podem estar a cobrar a mais aos clientes, fornecendo dados incorretos do cliente e impedindo a Ryanair de lidar diretamente com os passageiros, fornecendo endereços de e-mail falsos", apontou a companhia irlandesa.
Na República Checa, a Ryanair obteve mesmo uma ordem judicial a exigir que a Kiwi.com pare de substituir os endereços de e-mail dos clientes por outros falsos, ordem essa que, segundo a transportadora, não está a ser cumprida.
A Kiwi recusa que existam "cartões de embarque 'falsos' " e garante que cumpre "todos os requisitos para garantir aos clientes uma viagem segura".
"Ameaçar não embarcar clientes é mesquinho e uma prática perversa da Ryanair para tentar eliminar a escolha do cliente. A verdadeira razão para esta ação é que frequentemente a Kiwi.com vende bilhetes da Ryanair mais baratos do que a Ryanair e eles não gostam disso. O comportamento da Ryanair é nada menos que cruel, colocando o lucro à frente da escolha do consumidor", garante a empresa num comunicado enviado ao JN, garantindo que vão apoiar os clientes afetados.
