Ocupação hoteleira para ver a neve já vai nos 90%. No Sul, está a 70% e no Norte do país a 80%, com procura interna.
Corpo do artigo
A cerca de três semanas da Páscoa, a serra da Estrela está quase lotada e o Algarve e o Norte do país preparam-se para bater recordes de ocupação. Isto, apesar do aumento dos preços, o que não tem feito diminuir a procura também por destinos estrangeiros. Pelo contrário. Segundo as entidades que representam o setor, a serra da Estrela tem já 90% das camas ocupadas, o Algarve 70% e o Norte 80%, o que leva a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) a prever aumentos de "seguramente dois dígitos".
"Os ritmos de reservas estão a correr bem (primeiro trimestre e Páscoa), a um ritmo absolutamente inesperado, sobretudo, nos destinos que já estão consolidados", revelou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, acrescentando que, apesar do aumento dos preços que se tem verificado desde o início do ano, "o crescimento que se regista é contra as expectativas, tanto neste primeiro trimestre de 2023 como para a Páscoa, seguramente a dois dígitos", comparativamente ao mesmo período do ano passado.
Aumento de 17% no norte
Internamente, a procura é sobretudo de portugueses e em destinos consolidados, como o Algarve e a serra da Estrela, isto apesar de zonas como o Norte, o Alentejo e o Centro estarem a ultrapassar os valores registados nos últimos dez anos.
Segundo o presidente do Turismo do Porto e Norte, a taxa de ocupação hoteleira na região, para os dias da Páscoa, já se situa nos 80%. "Com fortes perspetivas de ultrapassar esses valores", antecipa Luís Pedro Martins, referindo que, em janeiro e fevereiro, o Norte do país já registou um aumento de 17%, "em relação a período homólogo de 2022 e muito acima do período pré-pandemia". "Os quatro sub-destinos (Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes) estão todos com excelente desempenho", vinca.
Estância de esqui esgotada
Na Estrela, segundo a Empresa Turismo da Serra da Estrela (Turistrela), as unidades hoteleiras localizadas em plena serra estão com uma taxa de ocupação considerada "excelente": de cerca de 80% a 90% para a Páscoa.
Já a Estância de Ski Serra da Estrela "espera, mais uma vez, lotação esgotada para o período em referência, como tem habitualmente acontecido em todos os fins de semana", adianta a Turistrela, especificando que a maioria dos turistas esperados são portugueses (90%) e brasileiros.
Também são sobretudo portugueses que já começam a procurar o Algarve para as férias da Páscoa, seguidos por espanhóis, segundo o presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes.
O melhor em 20 anos
"Já existem muitas reservas. São superiores às que existiam por esta altura, no ano passado", adianta o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos, Hélder Martins, especificando que o Algarve está com uma taxa de ocupação para a Páscoa de 70%, quando no ano passado era, nesta altura, de 65%.
A tendência de crescimento sente-se desde o início do ano. "Janeiro foi o melhor mês de sempre e fevereiro também vai ser superior ao do ano passado", vinca Hélder Martins. De acordo com João Fernandes, a taxa de ocupação do Algarve em janeiro foi de 37%. "O melhor resultado dos últimos 20 anos", sublinha, explicando que se deveu sobretudo ao aumento de 3% nas dormidas de nacionais.
O presidente da Região de Turismo do Algarve revela ainda que, em fevereiro, a taxa de ocupação foi de 45%. As expectativas são tão altas, devido à recuperação numa época tradicionalmente baixa, que os operadores turísticos estão a antecipar o reforço das contratações. E há seis novas rotas de companhias aéreas.
"A Páscoa é sempre um período de sucesso para o Algarve", vinca João Fernandes, referindo que o aumento das reservas se sente também nos campos de golfe e nas empresas de alugueres de carros. "Há um nível maior de reservas para a Páscoa, grande parte com componente não reembolsável. O que dá, de facto, maior confiança e sinais claros de que o Algarve está a conseguir recuperar", crê o presidente da Região de Turismo.
Procura da Páscoa por regiões
90% - Serra da Estrela estará ocupada para a Páscoa, como tem acontecido nos fins de semana.
80% - Norte de Portugal : Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes, todas estas regiões estão com "excelente desempenho".
70% - Algarve: Acima do ano passado. A tendência de crescimento sente-se desde o início do ano.