Tunísia e Eurodisney entre as preferências dos portugueses que optam por passar a Páscoa no estrangeiro.
Corpo do artigo
Apesar de os preços estarem a aumentar há vários meses, as viagens para o estrangeiro estão praticamente todas vendidas para a semana da Páscoa. Segundo as agências de viagens, apenas sobram lugares nos destinos mais caros. Entre as preferências dos portugueses, Tunísia (dos destinos mais económicos) surge no topo, seguido pela Eurodisney (Paris).
"Com mais oferta, oferta a começar mais cedo, com mais aviões por semana, de tudo um pouco está a acontecer", revelou o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, na BTL. "As pessoas têm feito reservas com mais antecedência, aproveitando os descontos das campanhas que têm sido antecipadas", confirma Nuno Anjos, da Viajar Tours.
Segundo Nuno Anjos, essa é a explicação pela qual já existem destinos completamente lotados, como Djerba (Tunísia), apesar do aumento dos preços que tem ocorrido nos últimos meses.
"Nada está ao mesmo preço, os preços estão consolidadamente mais caros por causa da inflação. E, ainda assim, com as reservas a correr muito bem", apontou Pedro Costa Ferreira.
Nuno Anjos atira com outro fator para justificar o aumento dos preços: o facto de os charters já estarem todos ocupados e de as agências de viagens estarem a usar atualmente voos regulares, que "são mais caros nesta altura do ano".
Procura surpreende
Por isso, a três semanas da Páscoa, "as melhores ofertas já estão esgotadas", aponta Nuno Anjos, adiantando que ainda existe alguma disponibilidade para destinos como Cabo Verde, México, Caribe, Egito, mas sobretudo para locais mais dispendiosos como Maldivas.
Aliás, Cabo Verde é, a seguir à Tunísia, um dos destinos com mais procura para a Páscoa, assim como as Caraíbas, o Brasil e o Senegal, adianta António Loureiro, da Travelport. Mas o que sobressai, face a anos anteriores, é o "boom" de interesse pela Eurodisney, refere.
"É a grande novidade desta Páscoa", destaca António Loureiro, convicto de que o regresso da Eurodisney às preferências dos portugueses deve-se a campanhas de promoção atrativas. "Destinos como Cabo Verde, Tunísia, Egito, República Dominicana e México estão com reservas acima do que o cenário macroeconómico permitiria antever", confirma o presidente da APAVT, ou seja, com níveis de procura inesperados face à crise económica e ao aumento dos preços.
Aeroporto de Lisboa não consegue ter mais charters
A dimensão da procura por viagens para o período da Páscoa levou muitos operadores a tentar organizar mais charters. Mas tal não foi possível, devido à capacidade do Aeroporto Humberto Delgado. "Ainda equacionamos colocar mais voos, mas o Aeroporto de Lisboa já não tinha capacidade. Os operadores viraram-se, então, para os voos regulares", diz Nuno Anjos, da Viajar Tours.
Destinos
Senegal
É um dos destinos mais na moda, graças a um novo resort de cinco estrelas, com funcionários que falam a língua portuguesa. Passar sete noites no Senegal, com voo incluído, custa 1418 euros por pessoa.
Tunísia
Djerba é o destino com mais procura pelos portugueses. Viajar para a Tunísia e por lá passar sete noites custa uns 707 euros.
Marrocos
Os portugueses também continuam a optar por Marrocos. Uma viagem de quatro dias para Marraquexe, por exemplo, custa 864 euros por pessoa.
Caraíbas
Punta Cana continua a ser outra das preferências dos portugueses. Uma semana na capital do turismo da República Dominicana custa 1305 euros.
Cabo Verde
Continua no top das preferências para férias de Páscoa no estrangeiro. Em particular a ilha do Sal. Uma viagem de sete dias custa 1415 euros. Já uma semana na ilha da Boavista fica por 1760 euros.
Brasil
Viajar para o Brasil e passar sete noites no Rio de Janeiro fica por 1550 euros, por pessoa. Praticamente o mesmo que uma semana em Fortaleza: 1571 euros.
Arquipélagos
Passar três noites em Ponta Delgada (Açores) pode custar cerca de 370 euros, com voo incluído e hotel com pequeno-almoço. Já passar sete noites em Porto Santo (Madeira) custa 406 euros e quatro noites na capital Funchal 656 euros.