O primeiro-ministro afirmou hoje, quarta-feira, que os números sobre a evolução da economia portuguesa e o comércio internacional são "boas notícias" para o país, salientando que, pela primeira vez, as exportações de electricidade foram superiores às importações.
Corpo do artigo
"De Janeiro a Maio, e, pela primeira vez, Portugal registou um saldo positivo entre as exportações e as importações de electricidade" disse José Sócrates, qualificando este facto como uma "alteração estrutural" importante.
O contributo das energias renováveis, sobretudo a eólica, foi determinante para que, pela primeira vez, as exportações de electricidade fossem superiores às importações.
"Temos portanto três boas notícias, sendo a primeira a confirmação de que, no primeiro trimestre a economia esteve a recuperar mais do que o inicialmente previsto; a segunda, que as exportações continuaram a crescer entre Fevereiro e Abril; e a terceira, esta, de que, pela primeira vez, Portugal tem um saldo positivo no comércio de electricidade", sublinhou José Sócrates, à margem da I Cimeira Luso-cabo-verdiano.
O Instituto Nacional de Estatística reviu em alta o crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre do ano, com o PIB a crescer 1,8% face ao trimestre homólogo e de 1,1% face ao quarto trimestre de 2009.
Entre Fevereiro e Abril de 2010, as exportações aumentaram 18,4% face ao período homólogo, mas ainda assim o défice da balança comercial sofreu um agravamento de 176 milhões de euros.