A ministra do Trabalho, Helena André, anunciou hoje, sexta-feira, estarem disponíveis na proposta de Orçamento do Estado para 2010 um total de 2,61 mil milhões de euros para pagamento de subsídios de desemprego.
Corpo do artigo
A governante respondia assim aos deputados que a questionaram sobre este montante, esta manhã, no debate da especialidade no âmbito da aprovação do Orçamento de Estado (OE) para 2010.
"Neste montante estão incluídas todas as verbas relativas a subsídios de desemprego de um total de 2,2 mil milhões de euros", esclareceu.
Durante a sessão, os partidos da oposição questionaram a ministra sobre a estimativa avançada pelo Governo para a taxa de desemprego de 9,5 por cento em 2009 e a previsão de 9,8 por cento para 2010, considerando que não se trata de um valor "realista" face à actual conjuntura.
Na resposta, Helena André reiterou que "o que levou o Governo a apontar esta taxa tem a ver com o facto de se acreditar que o pico da crise foi atingido em 2009 e que o ano de 2010 vais ser moderado em termos de PIB".
"Não há nada que nos leve a concluir que estas previsões estão erradas", concluiu.
Sobre este assunto, a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca, considerou que os valores inscritos no OE para 2010 apontam para uma verba "claramente insuficiente" para o desemprego, sobretudo se as previsões do Governo para o comportamento da taxa de desemprego para este ano falharem.