As taxas Euribor estão, esta segunda-feira, a subir nos principais prazos pela quinta sessão consecutiva, segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos.
Corpo do artigo
A taxa seis meses, usada em Portugal como principal indexante para o crédito à habitação, registou hoje o maior crescimento, de 0,004 pontos percentuais, para 1,757%.
Na maturidade a três meses, usada sobretudo no cálculo do crédito a empresas, a taxa cresceu 0,003 pontos para 1,557%.
Já a Euribor a 12 meses subiu 0,001 pontos percentuais para 2,085%.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.
Todos os dias as instituições com maiores volumes de transacções no mercado interbancário da zona euro, assim como com maior credibilidade, comunicam à Federação Europeia de Bancos a taxa de juro que cobrariam se outro banco lhes pedisse um empréstimo.
A partir desse valor, é calculada a média para cada prazo.