A taxa Euribor voltou, esta quinta-feira, a cair no prazo dos seis meses, pelo terceiro dia consecutivo, depois de na segunda-feira ter interrompido a tendência de queda, segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos.
Corpo do artigo
A taxa a seis meses, utilizada como o principal indexante do crédito à habitação, caiu 0,006 pontos percentuais para 1,662%.
No prazo dos 12 meses, a taxa recuou 0,002 pontos percentuais para 1,995 por cento, enquanto que a três meses, a taxa usada como referencial para o crédito às empresas, caiu 0,004 pontos percentuais, para 1,410%.
As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.
O empréstimo do Banco Central Europeu (BCE) no valor de 489.190,75 milhões de euros concedido a 523 bancos da Zona Euro, à taxa de juro fixa de um por cento, a um prazo de três anos, veio permitir aos bancos "tomar mais riscos e melhorar os seus balanços", aliviando a pressão da dívida soberana e a falta de liquidez no sector, salientou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors.