As taxas Euribor desciam esta segunda-feira nos prazos a três, seis e nove meses e estava inalterada a 12 meses, face à sessão de sexta-feira, depois de o Banco Central Europeu ter mantido a política monetária da zona euro adotada em junho.
Corpo do artigo
A Euribor a seis meses, referência nos créditos à habitação em Portugal, recuava 0,001 pontos para 0,301%, depois de na sessão anterior ter sido fixada nos 0,302%.
As taxas a três e nove meses desciam 0,001 pontos para 0,202% e 0,392%, respetivamente.
A Euribor a 12 meses mantinha-se nos 0,482%. Na quinta-feira, o Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) voltou, pelo segundo mês consecutivo, a manter inalterada a política monetária adotada em junho.
A 5 de junho, o BCE cortou a taxa de juro diretora em 0,10 pontos percentuais para o novo mínimo histórico de 0,15% e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros, destinadas a serem emprestadas pela banca a empresas e a famílias.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.