Corpo do artigo
Com uma área Expositiva com 9.000m2 que contou com a presença de mais de 120 entidades e na qual se pode conhecer diversas novidades tecnológicas e projetos de I&D&I desenvolvidos em Portugal, o Techdays Aveiro 2018, que se realizou de 11 a 13 de outubro no Parque de Exposições de Aveiro, afirma-se cada vez mais como um evento de referência a nível nacional. Para além das Universidades, de 7 CIT - Centros de Interface Tecnológico e de 4 Clusters Nacionais, que no total apresentaram mais de 80 projetos de I&D&I, destacamos as seguintes novidades que marcaram presença no TechDays:
Altice Labs - No Techdays Aveiro 2018, a Altice Labs focou a sua participação em 4 grandes espaços tecnológicos: Redes 5G, Inteligência Artificial e Virtual Assistants (BOTs), Internet of Things e Smart cities e TV Digital e Interativa. Na área das Redes 5G, o Projeto Mobilizador financiado pelo programa P2020, envolve mais de uma dezena de empresas, universidades e centros de I&D nacionais, com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas. Para a Inteligência Artificial, a Altice apresentar um Robot, desenvolvido em parceria com a empresa Follow Inspiration, que apresentou soluções de identificação de pessoas e serviços de follow me . Comandar a televisão apenas com instruções de voz tem sido um objetivo que parece estar cada vez mais próximo de se conseguir atingir. Neste demostrador presente no Fórum, que resulta de um projeto de investigação em parceria com a UA, no âmbito do projeto Mobilizador P2020 CHIC, tencionou-se ir um pouco mais longe do que apenas o controle da TV com comandos diretos, no Techdays foi possível assistir a um diálogo que permita uma série de perguntas e respostas entre o utilizador e a assistente pessoal de voz.
Smart Green Homes da BOSCH - A Bosch esteve presente no Techdays para apresentar as inovações do último ano ao nível da I&D, que têm-se centrado essencialmente na conectividade para as casas, tornando-as mais inteligentes e amigas do ambiente, e melhorando a qualidade de vida de pessoas em todo o mundo. Para o efeito, foram apresentadas algumas das soluções Bosch mais inovadoras no aquecimento de águas domésticas e aquecimento central, concretamente, bombas de calor, esquentadores, caldeiras e equipamentos de aquecimento elétrico. As mais recentes soluções de interface, comunicação e controlo integrado poderam ser encontradas nos produtos de demonstração que estiveram em exposição.
O projeto SMART GREEN HOMES, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, já conta com dois anos de execução e foi uma das referências da presença da empresa. Partindo de um portfólio de produtos Bosch de excelência, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de soluções integradas para uma nova geração de produtos e tecnologias para ambiente doméstico, elevando os padrões de conforto, segurança e satisfação de utilização a um novo nível e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas de sustentabilidade do planeta, aumentando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água nos nossos produtos.
Wavecom - A Wavecom participou pelo terceiro ano consecutivo no Techdays Aveiro. A empresa portuguesa de engenharia de comunicações, especialista em Redes Wireless, valoriza, por vocação, as iniciativas de inovação e desenvolvimento, criando uma relação próxima com este certame desde o seu inicio, em 2015. Com o intuito de demonstrar o sistema de radiolocalização, a Wavecom foi uma das empresas presentes num evento cada vez mais importante na afirmação do cluster de Conhecimento e Inovação de Aveiro, como é o Techdays. No âmbito dos diversos temas abordados durante os tês dias de feira, a Wavecom apresentou também as suas soluções de radiolocalização para a Indústria e as soluções de Internet of Things (IoT), para os Municípios.
Demonstrador 5G em Minibus Autónomo- A mobilidade futura assente em veículos autónomos, introduz diversos fatores de mudança que darão início a uma nova era totalmente disruptiva. Do ponto de vista tecnológico, para além da Inteligência Artificial que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações, serão determinantes para o sucesso do 5G. Há no entanto outros aspetos a ter em conta e que dependerão da capacidade tecnológica de os implementar. Um exemplo são as atividades que os ocupantes dos veículos poderão fazer nas suas deslocações. Poderão fazer-se videoconferências, e outros serviços profissionais, tal como se poderá usufruir de conteúdos de lazer.
Para o efeito, esteve presente um minibus autónomo com capacidade para 6 pessoas que tinha acesso a conteúdos de Ultra TV da MEO, interação com aplicações e com acesso a um conjunto de serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro.