Elon Musk apresentou na quinta-feira o Tesla Cybercab, um táxi autónomo com apenas duas portas, que abrem para cima, cujo preço deverá rondar os 28 mil euros. Num evento denominado "We, Robot", que decorreu na Califórnia, Elon Musk divulgou, também, um furgão de passageiros sem condutor.
Corpo do artigo
Trata-se de um projeto que vem sendo anunciado desde 2019, e cuja primeira apresentação esteve marcado para agosto último. Elon Musk afirmou que a produção poderá começar antes de 2027 e destacou o seu baixo custo de utilização, calculado em cerca de 18 cêntimos por milha (1,6 quilómetros). Além de que, afirmou Musk na cerimónia de apresentação, que decorreu nos estúdios da Warner Bros, nos arredores Los Angeles, serão mais seguros que os veículos com condutor.
Mas o táxi autónomo já não é uma novidade, mesmo nos Estados Unidos, onde já operam a Uber, a Waymo e mesmo a Cruise, uma empresa subsidiária da General Motor. Esta última, no entanto, teve de suspender as suas operações em São Francisco, depois de uma pessoa ter sido atropelada por um dos seus táxis sem condutor.
A tecnologia da Tesla, no que diz respeito à condução autónoma, assenta em câmaras mais baratas do que os sensores de radar e LIDAR (Light Detection and Ranging) usados pelos concorrentes. E sabe-se que o fabricante norte-americano quer usar inteligência artificial baseada nos dados brutos que recolhe de milhões dos seus veículos.