"Os produtos portugueses são os melhores. Não é preciso dizer mais nada", garantiu o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a dois empresários holandeses que visitavam a ISPO Munique, este domingo.
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A ISPO Munique é uma feira de artigos desportivos que acolhe 2700 expositores e recebe 80 mil visitantes profissionais. "Portugal tem muita qualidade", concordaram os potenciais clientes de uma das 44 empresas nacionais que marcam presença no certame, que decorre até à próxima quarta-feira.
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Os 36 prémios conquistados pelas marcas portuguesas no concurso promovido pela organização - três deles como melhores produtos - reforçaram a imagem que o país está a construir além-fronteiras e que Caldeira Cabral, depois do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, está a fortalecer na Alemanha.
O setor soube apostar na inovação, na qualidade e na diferenciação
"Portugal está aqui com uma presença forte e com empresas de grande qualidade, que se afirmam pela sua capacidade tecnológica, de design e de inovação", defendeu o governante. E para sustentar o otimismo evidenciado, o ministro recorreu a números que revelam que o têxtil ultrapassou, em 2017, os cinco mil milhões de euros em exportações. Um recorde que o responsável pela pasta da Economia está seguro que será quebrado este ano, pois, justificou, o setor "soube apostar na inovação, na qualidade e na diferenciação".
Paulo Vaz, diretor-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, concordou. "Em 2006, tínhamos quatro empresas na feira, que ocupavam uma pequena área de 120 metros quadrados. Hoje, ocupamos uma área de mil metros quadrados. Já há muito que deixamos de ser os que vamos atrás para sermos os que marcam as tendências", frisou.