O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, anunciou hoje, quinta-feira, que foram revistas em alta as estimativas de crescimento da Zona Euro para 2010, que subiram de 0,8% (previstos em Março) para 1%.<br />
Corpo do artigo
Ainda assim, o responsável baixou as previsões relativas a 2011, que passaram dos anteriores 1,5% para 1,2%, devido ao impacto negativo que terão no crescimento os planos de austeridade recentemente lançados por vários países europeus para o saneamento das contas públicas.
O BCE actualiza as suas previsões de crescimento a cada três meses, tal como sucede para a inflação, que foi revista em alta quer para o presente ano, quer para 2011.
A inflação na Zona Euro deverá crescer para 1,5%, contra os anteriores 1,2%, e, em 2011, as projecções do BCE apontam para 1,6%, face aos 1,5% prognosticados em Março.
Na conferência de imprensa que marcou a estreia de Vítor Constâncio no lugar de vice-presidente do BCE, depois da reunião que decidiu manter as taxas inalteradas em 1%, Trichet garantiu que a entidade "está inflexivelmente comprometida com a estabilidade dos preços".