O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse, esta segunda-feira, que Portugal vê "com muito bons olhos" a proposta apresentada esta segunda-feira por Bruxelas para redução do desemprego entre os jovens.
Corpo do artigo
Portugal, sublinhou o primeiro-ministro, "tem sofrido particularmente com esta situação", e programas de apoio de perfil europeu aumentam as "possibilidades de intervenção" para fazer face ao problema.
Passos Coelho falava aos jornalistas no final de um Conselho Europeu informal, que decorreu, durante esta segunda-feira, em Bruxelas.
Os líderes da União Europeia comprometeram-se a apresentar "planos nacionais de emprego" com medidas concretas destinadas a reduzir as taxas de desemprego.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, havia proposto ao começo da tarde aos oito Estados-membros da UE com as maiores taxas de desemprego de jovens, entre os quais se encontra Portugal, o lançamento imediato de programas-piloto para reduzir o fenómeno do desemprego entre os jovens.