A União Europeia pretende vender 4,75 mil milhões de euros de títulos de dívida a dez anos para ajudar a financiar os resgates da Irlanda e de Portugal.
Corpo do artigo
Segundo a agência de informação financeira, a emissão será realizada através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM, sigla em inglês) de acordo com informação avançada por uma fonte, que recusa ser identificada até que o processo esteja concluído.
Este será o primeiro leilão de dívida realizado pela União Europeia desde que Portugal pediu formalmente ajuda externa a 7 de Abril, de acordo com a Bloomberg.
"A venda deverá correr muito bem dado que se tratam de activos com um 'rating' de triplo A", disse David Schnautz, estratega do Commerzbank, em Londres, citado pela Bloomberg.
No total, entre o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), sediado no Luxemburgo e supervisionado pelos governos da zona euro, e o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, a União Europeia vai fazer este ano 13 emissões de dívida, face às oito inicialmente planeadas.
No total, os dois fundos deverão colocar cerca de 15,3 mil milhões de euros entre 23 de Maio e 15 de Julho para ajudar a financiar os pacotes de resgate a Portugal e à Irlanda.
A operação de dívida a dez anos será gerida pelo BNP Paribas, Credit Agricole, Credit Suisse, DZ Banke, JPMorgan Chase & Co, enquanto os títulos a cinco anos serão emitidos em data posterior através do Deutsche Bank, HSBC, Société Générale e UBS, disse a mesma fonte, citada pela Bloomberg
O presidente do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, Klaus Regling, disse na passada semana, no Luxemburgo, que o Fundo vai voltar aos mercados pela segunda vez em Junho, depois da emissão inaugural em Janeiro.