As vendas das marcas dos segmentos desportivo, premium e de luxo caíram quase 14 por cento entre Janeiro e Outubro de 2009, relativamente ao mesmo período do ano anterior, passando de 21 439 para 18 470 unidades comercializadas.
Corpo do artigo
Segundo números provisórios da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), num total de 13 marcas, só Ferrari, Bentley, Porsche e Mercedes registaram uma variação positiva, com destaque para a marca italiana, que cresceu 125 por cento, de 12 para 27 unidades vendidas.
Enquanto a Mercedes registou um aumento de 1,5 por cento, de 5803 para 5889 unidades, a Bentley teve um crescimento percentual ligeiramente superior ao da Porsche, de 12,5 e 12,4 por cento, respectivamente, mas a marca alemã de desportivos teve uma presença no mercado muito superior à do construtor britânico de luxo.
Nos primeiros 10 meses do ano, a Porsche ultrapassou a barreira das 200 unidades vendidas, passando de 193 para 217, ao passo que a Bentley ainda não atingiu a dezena de automóveis postos a circular, aumentando as vendas de oito para nove automóveis.
As maiores quebras pertenceram à Maserati (de 16 para seis), Jaguar (de 312 para 165) e BMW (de 8507 para 6213), que caíram 62,5, 47,1 e 27,0 por cento, respectivamente.
Vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal entre Janeiro e Outubro de 2009 (valores provisórios para os veículos dos segmentos desportivo, premium e de luxo):
Unidades
2009 2008 Variação %
======================================
BMW 6213 8507 -27,0
Mercedes 5889 5803 1,5
Audi 5696 6291 -9,5
Lexus 219 267 -18,0
Porsche 217 193 12,4
Jaguar 165 312 -47,1
Ferrari 27 12 125,0
Aston Martin 23 26 -11,5
Bentley 9 8 12,5
Maserati 6 16 -62,5
Lotus 3 3 0,0
Lamborghini 3 0 ...
Daimler 0 1 ...
--------------------------------------
Total 18 470 21 439 -13,8