Muitas dúvidas e alguns pedidos de adesão levaram milhares de pessoas, ontem, segunda-feira, no primeiro dia de pré-reserva dos dispositivos electrónicos que permitirão pagar portagens nas SCUT a partir do próximo dia 1, às lojas da Via Verde e dos CTT na zona Norte do país.
Corpo do artigo
Às 8.30 horas já havia gente à porta da loja da Via Verde no Porto, na Avenida de Fernão de Magalhães. Duas horas mais tarde, havia quase 200 pessoas à espera, quer para obter informações, quer para fazer o pré-registo dos dispositivos electrónicos de matrícula (DEM) que, a partir do próximo dia 1, são obrigatórios para quem quiser circular nas SCUT. "Já estava à espera de encontrar tanta gente, mas como a minha mulher se desloca, diariamente, entre Arcozelo e Ovar, para trabalhar, tinha mesmo de vir. Perdi um dia de trabalho e, afinal, parece que ninguém sabe de nada e há quem diga que mais vale esperar porque a lei pode não avançar", resumiu Rui Soares, técnico multimédia de 39 anos, ontem preparado para passar o dia na loja Via Verde. "Podiam pôr uma pessoa aqui à porta a dar informações, porque vimos todos ao mesmo", desabafou.
Também em Aveiro, ao início da tarde, a loja da Via Verde, integrada na Loja do Cidadão, já contava 299 atendimentos - mais 200% que os 70 a 80 atendimentos que regista normalmente. "As pessoas estão já a fazer pré-reservas. Mais de uma centena dos atendimentos registados resultou na pré-reserva do DEM", explicou fonte da Unidade de Gestão da Loja do Cidadão.
Nas estações dos CTT, em especial na zona Norte, onde entrarão em vigor as portagens nas SCUT dentro de pouco mais de uma semana, o movimento também era visivelmente maior do que o habitual. "Há bastante afluência por causa do DEM e já foram feitas várias pré-reservas. Já antes desta data tivemos muita procura por causa do DEM. As pessoas colocam dúvidas, mas muito genéricas", disseram, numa das estações da cidade.
Em Viana do Castelo, havia mais dúvidas do que reservas: "A afluência tem sido bastante grande e está a complicar um bocadinho o serviço. Não temos nenhuma pré-reserva os clientes ainda têm muitas dúvidas".
A maioria das dúvidas prende-se com a ideia de que o dispositivo de Via Verde terá de ser modificado, o que não é verdade. "Os clientes receberão, em casa, uma carta a pedir que concordem com a adesão ao sistema de pagamento das SCUT. Não vai ser preciso fazer nada aos aparelhos que já possuem", confirmou fonte da Via Verde.
Os DEM são "novos e não devem chegar antes de 1 de Julho. Não há previsão de quando estarão disponíveis para entrega", pelo que basta ter o comprovativo de pré-reserva no carro e a conta irá ter a casa do condutor.