Em cada esquina da cidade do Porto, o que não falta é história e tradição. Viajar cá dentro é vislumbrar, em cada porta aberta, o que de melhor se faz no comércio local e tradicional e as histórias que precisam de ser contadas.
Corpo do artigo
Há pouco mais de um ano a vida veio mostrar-nos e fazer-nos valorizar duas coisas: o bom que é viajar cá dentro e a importância de apoiar o que é português e local. No entanto, isto não foi novidade para alguns Municípios.
Existiam Municípios que pretendiam apoiar, proteger e salvaguardar o comércio local e tradicional, principalmente os estabelecimentos com interesse histórico, cultural ou social local. Esse tem sido o papel do Programa "Porto de Tradição", desenvolvido pelo Município do Porto, desde 2016.
Apoiar o património material e/ou imaterial que são referências para a cidade do Porto era o grande objetivo do "Porto de Tradição". Assim, e com a entrada de uma nova Lei, foi possível regulamentar o reconhecimento e proteção de estabelecimentos de interesse histórico e cultural, reforçando o caminho feito pela Câmara Municipal do Porto, que se tinha antecipado à entrada em vigor da Lei, estando já a desenvolver o Programa para a identificação, reconhecimento e proteção de lojas históricas da cidade invicta.
Por isso, a setembro de 2017, o Programa "Porto de Tradição" reconheceu as primeiras 34 lojas.
Adequar os critérios de avaliação para o reconhecimento, previstos pela Lei, era uma grande necessidade para a realidade do comércio local da cidade do Porto. Essa adequação levou à criação do Regulamento "Porto de Tradição", que veio a ser publicado no dia 3 de maio de 2019.
Com este Regulamento, foi possível acrescentar medidas de proteção e mecanismos de promoção da visibilidade pública e social dos estabelecimentos e entidades reconhecidos, com o grande objetivo de estimular a visibilidade dos negócios e atividades da cidade do Porto.
Percorrer os estabelecimentos apoiados pelo "Porto de Tradição" é encontrar uma placa com a imagem do programa, exibida no interior dos espaços. Essa placa é a materialização do reconhecimento deste Programa, levando a que os estabelecimentos comuniquem aos clientes que o seu espaço é distinguido pelo Município, graças ao seu caráter histórico, cultural e social para toda a cidade.
Para além de todo o reconhecimento e da proteção prevista na lei em matérias de urbanismo e arrendamento, a Câmara Municipal do Porto acrescentou ainda a isenção de taxas e licenças municipais e isenção de IMI para os proprietários. Além disso, oferece aos estabelecimentos a possibilidade de participarem gratuitamente em ações de formação, beneficiando ainda de serviços de consultoria de negócio, promovidos pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, através do Departamento Municipal de Turismo e Comércio.
Valorizar o que é nosso merece destaque, e esse é o objetivo do Município do Porto. Assim, e a somar a todas as outras medidas, o Município promove a divulgação dos estabelecimentos e entidades que fazem parte do "Porto de Tradição" em diferentes suportes de comunicação, incluindo a app Shop in Porto.
Em paralelo, foi criado em 2019 um Fundo Municipal de Apoio a estabelecimentos e entidades, onde foi atribuído um apoio financeiro até 25.000€ para os proprietários recuperarem, restaurarem e fazerem a manutenção do património material e imaterial que se pretende salvaguardado, preservando as características da loja que os levou à classificação do "Porto de Tradição". Dentro do Fundo Municipal de Apoio, é também possível apoiar a modernização, através do investimento em ferramentas e equipamentos tecnológicos que permitem competir e acompanhar o mercado.
Até ao momento, a autarquia já reconheceu 93 estabelecimentos e 4 entidades "Porto de Tradição" de vários ramos de atividade distintos, como: restaurantes, mercearias, lojas de vestuário, lojas de ferragens, material elétrico, decoração, artigos religiosos, antiquários, livrarias, artes e ofícios, cultura, entre outras.
Com um roteiro cultural e turístico pela cidade, o que não pode faltar é a paragem obrigatória a vários pontos de tradição. Seja para ir comprar a fruta de época, para comprar artigos de decoração ou renovar a sua prateleira de livros, uma coisa é certa: viajar pelo "Porto de Tradição" é viajar pela história da cidade do Porto.
