Alunos do 6.º ano aprendem todas as regras para serem bons ciclistas
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O projeto «BICIGAIA - Uma cidade em movimento» está a formar crianças para a circulação em bicicleta nas estradas. A ideia é educá-las, desde cedo, para meios de transportes mais sustentáveis, ao mesmo tempo que se trabalha para, no futuro, haver mais civismo nas estradas. O projeto, financiado pela Câmara de Gaia, com base no Fundo Ambiental, em cerca de 30 mil euros, leva o «Manual do ciclista urbano» aos alunos do 6.º ano das escolas do concelho, abrangendo cerca de 6 mil jovens.
Ana Pinto, uma das coordenadoras do projeto, explica que, em coordenação com as escolas e com os professores, foram designados os horários e, paralelamente, criadas "estradas", ou seja, circuitos onde os alunos aprendem as regras, sendo que "alguns aprendem mesmo a andar de bicicleta".
Em cada visita a uma escola, os alunos têm acesso a três modelos de aprendizagem. Numa primeira fase, aprendem a teoria, com as boas práticas para se andar de bicicleta, bem como as regras de trânsito. "Nesta fase fazemos um questionário aos alunos para avaliar a sua relação com a bicicleta e enviamos para casa um destacável de segurança, com uma pergunta para os pais: "Acha que as pessoas deveriam utilizar mais a bicicleta no dia a dia? Porquê?"
Posteriormente, os alunos passam para a sessão prática. Aqui, "mostram o que aprenderam e alguns aprendem mesmo a andar de bicicleta, num circuito previamente preparado, como se fosse uma estrada. São divididos em dois grupos, enquanto uns pedalam e têm de cumprir todas as regras de trânsito, outros vão ser "polícias", anotando todas as falhas", explica Ana Pinto.
Aos alunos é também dada uma aula de mecânica na ótica do utilizador, "que os ajuda a resolver pequenos problemas que possam ter com as suas bicicletas". Além disso, no final recebem a Carta de Condução de Ciclista - em PVC e com foto. "Normalmente, ficam muito satisfeitos por serem encartados", refere a coordenadora. Quanto ao impacto do programa, Ana Pinto mostra-se satisfeita: "As respostas no início do programa e no final são diferentes. Sentimos que conseguimos colocar a bicicleta no seu lugar, ou seja, como um meio de transporte, porque de nada vale a autarquia investir em infraestruturas seguras se não forem utilizadas", conclui.
Os alunos gostam do programa, e todos contam que estão a aprender coisas novas, como as regras de trânsito e mecânica. Referem ainda a importância das mudanças para o ambiente.