Parceria entre a Câmara de Gaia e a Associação JN Solidário
Corpo do artigo
A parceria celebrada entre a Câmara de Gaia e a Associação JN Solidário tem por objetivos o convívio entre gerações e o espírito de entreajuda, concretizados através de algumas iniciativas, como a leitura de jornais e as visitas de voluntários a casa dos mais idosos.
Para muitos dos que já participaram nas mais diversas atividades, o importante foi "a partilha e a criação de laços entre as diferentes gerações", salienta Fernanda Resende, uma das animadoras socioculturais das entidades parceiras do projeto.
A pandemia obrigou a alterar a forma de fazer. Se antes as atividades eram realizadas presencialmente, agora apenas as visitas dos voluntários se mantêm presenciais e as equipas passaram de três para duas pessoas, de forma a cumprir as normas da Direção Geral da Saúde.
Já os encontros de saberes e as leituras de jornais decorrem por videoconferência, tendo por fonte, no caso das leituras, preferencialmente o JN online, "mantendo sempre as premissas que estão na génese do projeto: idosos como população-alvo, cruzamento de gerações e partilha de conhecimentos", refere Isabel Peixoto, coordenadora do projeto.
Fernanda Resende acrescenta que mesmo à distância "continua a ser uma partilha fundamental" e, frisa, "os idosos sentem o compromisso do JN, sabem que não vão falhar". "O projeto nunca parou, pois, a adaptação que fizemos desde março de 2020 permitiu-nos manter o contacto com todas as instituições nossas parceiras", adianta a coordenadora, salientando que o histórico que tinham das leituras de jornais em presença "foi (e continua a ser) um fator determinante neste período tão complicado para todos".
A primeira adaptação foi feita durante o primeiro confinamento, "levando-lhes as notícias por telefone, com a participação de jovens e sob supervisão da equipa do projeto por videoconferência". "Essas leituras de jornais à distância foram muito importantes para ajudar os mais velhos a passar o tempo, a manter-se informados e a receber conselhos sobre como proceder face à pandemia. Também se revelaram essenciais sob o ponto de vista afetivo, pois os jovens telefonavam-lhes todas as semanas e criaram verdadeiros laços com os seus interlocutores", sublinha Isabel Peixoto. Por outro lado, com a pandemia, acrescenta, "as visitas dos voluntários a casa dos idosos revelaram-se ainda mais importantes no desígnio de combater o isolamento. É nosso objetivo que, estas pessoas continuem a ajudar os mais velhos, quando o projeto acabar".
O projeto JN Todos recrutou voluntários para levar a efeito, junto dos idosos de Gaia, a ação "Todos Podemos Ajudar". O objetivo da iniciativa é dar resposta a situações pontuais, desde uma pequena reparação em casa a uma ida à farmácia.
Até 31 de Julho
O projeto JN Todos vigora de 1 de junho de 2019 a 31 de julho de 2021, no concelho de Vila Nova de Gaia, que financia com 30%, como investidor social. O restante investimento neste projeto provem de fundos comunitários, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (Portugal 2020).
Até 31 de dezembro de 2020, o número de pessoas envolvidas nas três iniciativas foi de 720, (262 idosos, 178 jovens, 65 adultos e 215 crianças). A população-alvo são os idosos do concelho, sendo que todas as iniciativas decorrem com a participação de todas as outras faixas etárias. Uma das iniciativas programada são os "Encontros de Saberes", onde os participantes querem ensinar e aprender.