Encontrar o destino ideal sem sair do nosso País já é uma tarefa fácil. Aventure-se pelo município mais a norte de Portugal em busca dos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos do destino de natureza mais radical.
Corpo do artigo
Quando o verão começa a estar à espreita a dúvida impõe-se: qual será o próximo destino de férias? Não há nada como encontrar o lugar perfeito - sem sair do nosso País - e onde conseguimos juntar história, cultura, tradições, paisagens de encantar e, claro, uma rica e saborosa gastronomia.
O lugar perfeito a visitar é conhecido pelas suas paisagens, história, gastronomia e pela muito apreciada e conhecida casta de vinho verde, Alvarinho. Por isso, o destino só poderia ser Melgaço, o município mais a norte de Portugal.
Da beleza natural ao clima, património histórico e até à simpatia das gentes da terra, são muitos os motivos pelos quais deve escolher Melgaço. Começando pela natureza... Desvendar e sentir Melgaço é envolver-se no seu quotidiano em busca dos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos.
Para fazer todas estas descobertas, deve passar pelas ruas repletas de História que desvendam o seu passado, incluindo as zonas verdes que se estendem a todo o município, desde a zona ribeirinha até à zona de montanha. É na zona de montanha que se destaca a área protegida portuguesa de estatuto de proteção mais elevado, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que é conhecida e caracterizada pela diversidade de ecossistemas pouco alterados pelo Homem.
Melgaço oferece-lhe ainda uma diversidade de trilhos pedestres que convidam à descoberta do território. E se o pretende fazer com um propósito mais amigo do ambiente, Melgaço realiza todos os anos um evento em volta do Turismo de Natureza, que contempla várias atividades para conhecer a região, os seus costumes e gentes: Pegada Zero - Jornadas de Turismo da Natureza - PNPG.
Uma fuga da rotina
Terra de fronteira, Melgaço é rico em tradições, lendas e testemunhos de vivências passadas, onde a emigração e o contrabando foram muitas vezes protagonistas. No entanto, o destaque vai para a saúde e o bem-estar, ótimos para fugir à rotina agitada da cidade.
É em Melgaço que vai encontrar bom tempo, sol, ar puro e águas límpidas com propriedades terapêuticas. Seja nas Termas do Peso (ou Termas de Melgaço), num spa, à beira-rio, ou nas montanhas, o importante é que desfrute de momentos de descontração para restabelecer o equilíbrio.
Implantadas num Parque onde a água das nascentes minerais e os três ribeiros se cruzam, as Termas de Melgaço oferecem a possibilidade de desfrutar de uma ligação descontraída com a natureza, utilizando em simultâneo um recurso ímpar com potencial terapêutico.
No cimo da montanha, descubra Castro Laboreiro e Branda da Aveleira
Ao visitar Melgaço uma das paragens obrigatórias deve ser Castro Laboreiro. Localizada no cimo da montanha, esta aldeia é uma das mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde os seus costumes e tradições de todas as influências estranhas persistam nos dias de hoje. Serpenteada pelo rio Laboreiro, esta região representa uma enorme beleza e é atravessada por inúmeras pontes representativas das épocas romana ou medieval.
Por outro lado, Branda da Aveleira também deve ser uma das paragens destas férias. Localizada nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos limites dos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez, era para aqui que, todos os anos, na altura mais quente do ano, os brandeiros subiam com os seus rebanhos, deixando os terrenos situados a altitudes mais baixas disponíveis para o cultivo do milho e do feijão.
Percorrendo o caminho em paralelo que separa as cardenhas, encontramos um pequeno lago, muito utilizado no verão para uns bons banhos. Um sítio verdadeiramente idílico, que não esquecerá certamente.
Do néctar da casta Alvarinho à arte do fabrico do fumeiro
Conhecido pela rica e saborosa gastronomia, o concelho de Melgaço é igualmente conhecido pela excelência do vinho Alvarinho que lá se produz, revelando a estreita ligação entre o território e as gentes que o foram habitando ao longo dos tempos.
O segredo para terem a melhor casta branca? Melgaço esclarece as dúvidas. É tudo graças à localização privilegiada das vinhas que desfrutam de um microclima muito especial e à sabedoria das nossas gentes que selecionam criteriosamente o melhor estado de maturação das uvas.
Já o Fumeiro de Melgaço é conhecido pela sua natureza e indiscutível excelência desenvolvida ao longo dos séculos, detendo um relevo importante no panorama do desenvolvimento agrário, gastronómico e cultural da região. Preparado e curado em condições naturais, pelas suas excecionais qualidades organoléticas de aspeto, cor, textura ou consistência, aroma e paladar, tem pergaminhos firmados há já mais de 500 anos.
De entre as festividades do concelho de Melgaço, destacam-se grandes eventos: a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, o Melgaço em Festa e a Festa do Espumante. Como vê, motivos não faltam para partir à descoberta pelo destino de natureza mais radical de Portugal.