Apoio à campanha mantém-se desde janeiro
Corpo do artigo
Desde o início do processo, em janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Gaia empenhou-se na vacinação contra a covid-19 muito para além das suas estritas competências legais. Cedeu espaços próprios, custeou a logística, contratou dezenas de enfermeiros, colocou Polícia Municipal, Bombeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais a apoiar a operação. Apoios que totalizam, até novembro, perto de 1 milhão de euros.
Uma parceria virtuosa com o trabalho extraordinário dos responsáveis da saúde e com toda a equipa de enfermeiros e auxiliares que ainda se mantém, apesar de serem agora muito menos as pessoas a receberem a terceira dose e a vacina da gripe. Atualmente, mantêm-se em funcionamento, e pelo menos até 31 de dezembro, os centros de vacinação de Grijó e das Devesas (na central dos CTT das Devesas), aberto desde novembro para substituir o Pavilhão das Pedras, que assim regressou à sua atividade normal, que tanta falta fazia aos jovens gaienses e à formação desportiva.
O Município de Gaia deu, assim, um fortíssimo contributo, a expensas próprias, para que Portugal fosse o primeiro país do mundo a atingir a meta dos 85% de vacinados. No contexto do combate à pandemia de covid-19, Vila Nova de Gaia foi, aliás, o município da Área Metropolitana do Porto que mais despesas assumiu, num total de 7,5 milhões de euros. Um impacto financeiro apenas suportável graças ao trabalho de equilíbrio das contas municipais levado a cabo ao longo dos últimos anos.
APOIO BOMBEIROS
132 mil euros em trabalho normal e suplementar
2.200 euros em viaturas/equipamentos
APOIO POLÍCIA MUNICIPAL
116.500 mil euros em trabalho normal e suplementar
20 mil euros em viaturas/equipamentos
TRABALHADORES DIVERSOS DO MUNICÍPIO
87 mil euros em trabalho suplementar
DIVISÃO DE MANUTENÇÃO E EQUIPAMENTOS
10.700 euros em mão de obra
20 mil euros em materiais, viaturas e equipamentos
DIVISÃO ESPAÇOS VERDES E SALUBRIDADE
7.700 euros
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL
55.700 euros (inclui serviços de segurança e fornecimento de contentores de recolha e tratamento de resíduos hospitalares)
DEPARTAMENTO DE DESPORTO, CULTURA E JUVENTUDE
112 mil euros em trabalho normal e suplementar
11 mil euros em materiais e serviços
SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
52 trabalhadores
244 mil euros
CONTRATOS EMPREGO DE INSERÇÃO
47 trabalhadores
52 mil euros
FLYERS E SINALÉTICA
17.500 euros
MATERIAIS CENTROS DE VACINAÇÃO
22 mil euros
DESPESA TOTAL DA CÂMARA MUNICIPAL NA VACINAÇÃO
989.288 mil euros