2023 está (e continuará) a ser um ano de desafios para as empresas nacionais. Das questões energéticas às exigências crescentes dos recursos humanos, este é cada vez um mar mais conturbado de navegar. Mas há empresas que levam diariamente a sua atividade a bom porto. Chegou a altura de lhes dar voz.
Corpo do artigo
O que significa hoje ser uma empresa de excelência? Se antigamente oferecer bons salários e um produto atrativo era o suficiente para construir um negócio saudável ao longo de toda a cadeia de valor, os tempos mudaram e trouxeram cada vez mais desafios, mais fatores de diferenciação, mais exigências.
Numa altura em que a economia obriga a que as empresas sejam cada vez mais resilientes e em que está do lado do contratante ser atrativo, a excelência constrói-se passo a passo, com ações concertadas e conscientes, orientadas por valores fortes, como a sustentabilidade, o propósito, as competências humanas e a capacidade de pensamento a longo prazo.
A excelência constrói-se passo a passo, com ações concertadas e conscientes, orientadas por valores fortes, como a sustentabilidade, o propósito.
Assim, chegou a altura de dar voz às empresas que têm sido capazes de fazer tudo isto, não só como reconhecimento deste caminho positivo, mas também como forma de tornar públicos os esforços e as preocupações dos empresários. Comunicar estes casos de sucesso pode também estabelecer um exemplo de boas práticas para os setores, que poderá ser construtivo para as concorrentes e para as que se querem estabelecer no mercado. Nasce assim o Empresas Excelência, um projeto multimédia que junta o Jornal de Notícias e a Notícias Magazine.
Questões como o que faz o sucesso de cada organização, como se está a abordar este período conturbado da economia, como as empresas encaram os processos de internacionalização, como planeiam captar e reter os seus recursos humanos e que soluções encontram para a escalada dos preços da energia serão respondidas na primeira pessoa pelos gestores das empresas.
Fique atento à Notícias Magazine, onde será dado o mote para uma discussão mais profunda, a continuar no Jornal de Notícias online, com a reportagem-vídeo.