Programa de ocupação educativa para além do tempo letivo
Corpo do artigo
O «Gaia Aprende+» é uma resposta da Câmara Municipal de Gaia, integrada no conceito Escola a Tempo Inteiro (ETI). Apesar da sua natureza não obrigatória, apresenta-se como um instrumento mobilizador de mudança social. Atualmente, abrange cerca de 7 mil crianças. O programa assume uma ocupação educativa integral para além do tempo letivo, em dois períodos distintos: um primeiro período, com uma forte componente curricular e que oferece novas oportunidades de aprendizagem e sistematização do estudo, e um outro período com uma componente extracurricular, momento que privilegia o apoio ao estudo e à formação pessoal e integral das crianças.
Simultaneamente, o «Gaia Aprende+» contribui, também, para a democratização do ensino, ao assumir-se como resposta social para todas as famílias, correspondendo a uma forma de gestão descentralizada e partilhada, em rede, assente em acordos e protocolos com os vários agentes socioeducativos do concelho.
Na freguesia de Canidelo, o «Gaia Aprende+» é gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo André de Canidelo. José Cardoso, responsável pelo projeto nesta área de influência, explica que se trata não apenas de um apoio às famílias, "mas também de uma forma de as envolver no ambiente escolar, respeitando os horários e as disponibilidades de todos". Desde o pré-escolar até ao 4.º ano, funciona o regime de acolhimento a partir das 7h30 até às 09h00, quando começam as aulas. "Nessa fase temos também o reforço do pequeno-almoço para todas as crianças", refere José Cardoso.
O período da tarde é dividido em duas partes: uma inicial para fazerem os trabalhos de casa com todo o apoio e outra destinada a atividades extracurriculares, com xadrez, karaté, ténis de mesa, robótica, dança, artes plásticas, entre outras. Os mais pequenos apenas têm as atividades extracurriculares.
Tudo começou em 2014. "Trata-se de um projeto social para as famílias, praticamente suportado pela autarquia. Isto porque a mensalidade mais elevada que as famílias pagam é de 37,50 euros e a mais baixa de 10 euros". Além da ocupação dos tempos livres em período escolar, o programa organiza também campos de férias, "onde as crianças têm um conjunto de atividades e brincadeiras, ao longo de todo o dia".
Para José Cardoso, é fundamental a integração dos pais no meio escolar: "O Gaia Aprende+ tem uma forma divertida de o fazer, ao levar os pais a participarem nos espetáculos que se organizam em datas importantes. O normal é os pais ficarem sentados a assistirem a um espetáculo dos seus filhos. Mas também fazemos o contrário: sentamos os filhos a verem peças de teatro ou musicais, onde os pais são os protagonistas", relata.
E depois do 4.º ano? Tendo em conta o alargamento de competências das autarquias para as EB 2/3 e secundárias, a ideia é estender este projeto até ao 6.º ano. Para já, será feito um ensaio durante as férias da Páscoa, para avaliar como é que as famílias e as crianças reagem.