"Por cada euro que recebemos do OE devolvemos à região 3,51 euros."
Criado em 1979, o Politécnico de Setúbal é hoje um instituto de referência, com cinco escolas superiores e mais de oito dezenas de cursos. O seu presidente diz que por cada euro do OE recebido, o IPS devolve à região 3,51 e com a formação que faz está a "garantir futuros".
Corpo do artigo
Se há coisa que o que o Instituto Politécnico de Setúbal está "a fazer muito bem" é a coesão territorial. Quem o afirma é Pedro Dominguinhos, presidente desta instituição do ensino superior, completando que isto é "algo fundamental e em que os politécnicos se distinguem de uma forma muito clara". "Por cada euro que recebemos [o IP Setúbal] do Orçamento do Estado devolvemos à região 3,51 euros. Portanto, há aqui um efeito reprodutivo que é fundamental: o de garantir melhores salários, melhores empregos e, naturalmente, o de garantir também a atração de investimento, porque temos a capacidade de formar pessoas qualificadas, quer em início de carreira, quer na formação ao longo da vida."
Segundo Pedro Dominguinhos, a missão do IP Setúbal "é responder aos desafios da região ao nível da formação, da investigação e desenvolvimento e da transferência de conhecimento e tecnologia". E o cumprimento da sua missão é também algo que o IP Setúbal "Faz Bem", afiança.
"Aí, nas diferentes áreas, estamos a oferecer e a garantir formação de qualidade com empregabilidade, estamos a produzir investigação com impacto e, sobretudo, estamos a fazer uma coisa que é fundamental, que é promover a inclusão de um conjunto de públicos", salienta Pedro Dominguinhos. O responsável refere-se ao caso dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais que diz serem um exemplo paradigmático: "São estudantes que tradicionalmente não vinham para o ensino superior, porque estudavam em cursos profissionais, e estão a regressar". Por isso, afirma, "estamos a garantir futuros, estamos a construir carreiras no futuro".
Assista ao vídeo e descubra que outras mais-valias o Instituto Politécnico de Setúbal está a trazer à sua comunidade e que estratégias encontrou para fazer mais e melhor!