Ligará a Avenida D. João II aos Arcos do Sardão
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Gaia está a apostar na redução do consumo energético e de emissões de CO2. Neste contexto, elaborou um plano que visa melhorar as condições para o transporte público e para a mobilidade suave, inserindo corredores bus em solução pré-metro na avenida Vasco da Gama (Estrada Nacional 222). Representando um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros, a primeira fase, de um total de oito, já arrancou, com obras no terreno desde a avenida D. João II até à rotunda dos Arcos do Sardão.
Trata-se de um eixo viário municipal estruturante que liga várias freguesias, apresentando-se como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio. O objetivo passa por transformar esta via, atualmente com caráter de estrada, numa avenida capaz de desempenhar múltiplas funções, aliando fatores estéticos, funcionais e ambientais. Foi com base nestes pressupostos, e dando prioridade aos transportes públicos e aos peões, que se chegou a uma solução que contempla a construção de corredores bus e de velocípedes, e zonas pedonais em toda a extensão desta intervenção, eliminando algum estacionamento automóvel, atualmente feito desordenadamente e nas zonas de berma.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, "este é o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público em Vila Nova de Gaia". Trata-se de "um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, que é, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, seguro e amigo do ambiente". De referir que ao "troço da EN222 até aos Arcos do Sardão, seguir-se-á a extensão da solução até à rotunda de Avintes e, posteriormente, até Lever".
A obra foi dividida por fases, "por se tratar de uma intervenção que irá causar acentuadas perturbações na circulação, nomeadamente de transportes públicos de passageiros". Como tal, "optou-se por faseá-la em oito momentos, para minimizar o impacto que a realização dos trabalhos terá no trânsito".