A amorosa Vila Mais antiga de Portugal brinda os pequenos com grandes momentos de harmonia em família. Desde passeios de olhos vendados a descidas de rio em Kayak, são várias as sugestões que Ponte de Lima tem para oferecer a miúdos e graúdos.
Corpo do artigo
Dos 8 meses aos 80 anos, não faltam programas na nobre terra de Ponte de Lima para desfrutar em família. Neste concelho do distrito de Viana do Castelo, existem inúmeras atividades que contribuem para a partilha de brincadeiras, emoções e aprendizagens entre todos os familiares. Difícil será escolher entre tantas opções recomendadas para miúdos e graúdos.
O roteiro começa à porta do Museu do Brinquedo, situado junto à ponte romana, na casa do Arnado. Dá-se por iniciada a caça ao brinquedo dedicada aos fabricantes portugueses, desde os finais do século XIX até 1986. Este é o local ideal para as crianças aprenderem as técnicas de fabrico, os materiais usados e, claro, os jogos que os avós tinham para brincar sem ecrãs de computador e smartphones: as bonecas de pasta de papel, os canhões de folha e os carros a pedais.
A fome já aperta e resta apenas tempo para uma breve visita ao Centro de Interpretação de Território para conhecer costumes e tradições limianas antes de um belo piquenique no parque. Ponte de Lima é a vila mais florida de Portugal e existe um conjunto notável de jardins como o Parque Temático do Arnado ou o Parque da Vila com um completo parque infantil que será uma mais-valia atrativa para famílias com crianças e onde ainda se situa uma pista pump track perfeita para a prática desportiva, recreio, lazer e convívio familiar.
De barriga cheia, está na hora de tirar os sapatos, as sapatilhas ou os chinelos para explorar o trilho do Pé Descalço Eco Parque. Com os olhos fechados ou vendados, pais e filhos podem saltar na almofada gigante, caminhar para sentir a natureza na planta dos pés e redescobrir sensações esquecidas. Explique aos mais pequenos como era rebolar, rodopiar ou trepar às árvores só por divertimento. O movimento e a brincadeira ao ar livre são cruciais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e para estas se tornarem adultos saudáveis, equilibrados e resilientes.
Em busca de aventura, Ponte de Lima convida as famílias a descobrirem a fauna e flora das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Uma área total de cerca de 350 hectares com mais de 500 espécies de plantas e espécies animais de interesse público. Aproveite para incutir nos mais novos a responsabilidade de respeitar todas as formas de vida, a favor da biodiversidade. Mesmo ao lado, a Quinta Pedagógica de Pentieiros também oferece um contacto direto com a paisagem, a ruralidade e a natureza da região através de hortas, viveiros, estábulos, cavalariças, parques de gado e um parque florestal.
Entre risos e gargalhadas, o Centro de Aventura desafia a família inteira a desfrutar da natureza no seu estado puro e relaxante com uma descida do Rio Lima em Kayak. Um trajeto pontuado por rápidos e açudes de baixo grau de dificuldade, adequado para iniciantes e famílias, sempre acompanhados por monitores. Para os menos corajosos, há calmos passeios de canoa, ou paddle. E porque não uma ida ao Teatro Diogo Bernardes para terminar o dia? Existem espetáculos regulares de teatro, dança e música neste teatro à italiana. O contacto com um património histórico tão rico vai deixar os pais satisfeitos e os miúdos sem pilhas.