Não troca a Natureza pelo ginásio? Então tem de conhecer a Capital do Desporto Outdoor.
Corpo do artigo
Praticar desporto é sempre uma boa ideia. Não só é uma das melhores formas de cuidar do nosso corpo, como também nos permite limpar a mente de preocupações. E se a tudo isso juntarmos paisagens naturais lindíssimas, então não há mesmo desculpas para adiar o treino. BTT, trail running, hipismo, escalada... as possibilidades de nos mexermos em contacto com a Natureza são várias e nenhuma está ao alcance do nosso ginásio mais próximo.
Quem já é um amante assumido e quem só agora se começou a aventurar neste tipo de desportos está sempre à procura de pisar novos destinos. E é justamente para essas pessoas que temos boas notícias. Sabiam que a Capital do Desporto Outdoor está à distância de uma viagem de carro?
Valongo tem apostado fortemente na sua rede de equipamentos de lazer e desporto, a Valongo inOutdoor
Ao longo dos anos, Valongo tem apostado fortemente na sua rede de equipamentos de lazer e desporto, a Valongo inOutdoor, e tornou-se o primeiro destino metropolitano de atividades desportivas ao ar livre. O concelho oferece aos seus habitantes e visitantes tudo o que precisam para se manterem ativos enquanto admiram a paisagem natural de cortar a respiração das Serras de Santa Justa e Pias, bem como o património das vilas de Campo e Sobrado e das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo.
Se tem dúvidas, damos-lhe cinco razões para assinalar Valongo no mapa.
Circuito de Contemplação
Aliar o desporto ao turismo é sempre um plano perfeito. A prova é o Circuito de Contemplação de Valongo, um percurso de 30 quilómetros de extensão e repleto de pontos onde pode contemplar as riquezas naturais à sua volta. Com três baloiços - Monte Alto/Sanatório, Santa Justa/Campo de Tiro, Quintarei /Marco Geodésico - e três tronos romanos - Miradouro de Santa Justa, Vale da Tranquilidade e Alto de Pias - o circuito convida-o a apreciar a paisagem com calma, de preferência com uma câmara fotográfica a postos. Até porque vistas estonteantes não vão faltar. Estando o Circuito da Contemplação entre 350 e 400 metros acima da linha do mar, conseguirá avistar o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos. Se fizer este percurso em dias de céu limpo, também poderá admirar a Serra do Marão.
Centro de Escalada
Já pensou transitar da escalada indoor para a outdoor? No Centro de Escalada de Valongo, esse sonho pode mesmo tornar-se realidade. Basta ir ao Parque das Serras do Porto, onde encontrará três maciços rochosos naturais à sua disposição: Fraga do Castelo, Fraga do Teto e Fraga Lisa. Com quase 40 vias de acesso, qualquer praticante, do mais amador ao mais experiente, vai encontrar o seu lugar ao sol neste centro que está apenas a um quarto de hora do Porto.
Trilhos Equestres
Também a apenas 20 minutos de distância da Cidade Invicta estão os Trilhos Equestres de Valongo, os únicos nesta Área Metropolitana. Este circuito é composto por três percursos na Serra das Pias. É também apoiado pelo Centro Hípico de Valongo, uma infraestrutura preparada para acolher cavaleiros e os seus animais com veterinário, siderotécnico, restaurante, boxes e alojamento para cavalos, e muito mais. Os Trilhos Equestres estão divididos consoante o grau de dificuldade. O primeiro percurso é o mais indicado para quem tem pouca experiência em hipismo, sendo um caminho mais curto e amplo, sem grandes inclinações. O segundo é de curta a média duração e oferece pausas para descansar no meio da flora e fauna da Serra. Já o terceiro e último percurso é o mais difícil e só é aconselhado a quem já seja experiente. Para não cansar demasiado o seu cavalo neste caminho de duas a três horas, pode parar nas margens do rio Ferreira, onde existe uma passagem com zonas para os animais repousarem.
Centro de Trail Running
Sabia que o Centro de Trail Running de Valongo foi o primeiro a ser criado na Área Metropolitana do Porto? E que também é o único em Portugal adaptado a treinos noturnos? Mas nada como o visitar para aprender em primeira mão. Nesta infraestrutura totalmente equipada encontrará três segmentos de corrida - invenção própria deste centro - cujo propósito é ajudar o atleta a avaliar o seu desempenho em termos de velocidade, agilidade e capacidade atlética em segmentos especiais dos trilhos. Igualmente únicos em Portugal são os seus painéis direcionais, que possibilitam ao corredor adaptar percursos consoante o nível de dificuldade e a distância. O Parque da Cidade de Valongo é o centro nevrálgico desta infraestrutura que dá acesso a uma rede de trilhos com 90 km ao longo das Serras do Porto, de Quintarei e de Alfena, e aprovada pela Associação Portuguesa de Trail Running. São os percursos: o Trilho do rio Ferreira (10 km), Trilho de Santa Justa (12 km), Trilho do Paleozóico (23 km) e Trilho do Vale Longo (45 km). Nas interceções, os corredores encontrarão placas direcionais que informam os corredores sobre a distância que falta percorrer, dando-lhes uma noção do tempo e do esforço necessários.
Centro de BTT
Por fim, o Centro de BTT de Valongo promete dar aos amantes da modalidade o que mais desejam: percursos desafiantes no meio da Natureza. Em Valongo, em particular, existem seis divididos por quatro níveis de dificuldade. Ao todo, são 153 quilómetros de trilhos sinalizados, reconhecidos pela Federação Portuguesa de Ciclismo.