Encontrar momentos de tranquilidade e silêncio é, muitas vezes, o principal objetivo de quem vai de férias. É em Torre de Moncorvo que vai encontrar o que procura, das paisagens à gastronomia, e ainda dando um pulo pela história da região.
Corpo do artigo
A visita começa pela porta da traição e continua pelo troço da muralha que data o século XIII. E não, não viajámos até 736 anos atrás quando D. Dinis outorgou o foral a Torre de Moncorvo. Esta viagem é bem atual e teve início no dia 12 de abril de 2021.
Mas antes de começarmos uma visita pelo Museu do Castelo, onde as suas estruturas e história falam por si, vamos passear pela riqueza natural, paisagística e cultural de Torre de Moncorvo, um trabalho que também tem vindo a ser feito e explorado pelo Município.
Situado no Douro Superior, o concelho de Torre de Moncorvo é marcado pelas paisagens com vista para o Rio Douro e para Lagos do Sabor, que proporcionam paisagens de cortar a respiração e momentos instagrammable dignos de fazer inveja. É também neste concelho, no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal, que vai encontrar a biodiversidade natural do baixo-Sabor. É amante de birdwatching? Então é aqui que pode observar as várias aves e mamíferos existentes na Serra do Reboredo.
Com um leque de atividades que pode fazer ao ar livre, vai encontrar vários trilhos que compõem as Rotas do Ferro, um conjunto de 12 percursos pedestres devidamente marcados e que se estendem por várias freguesias do concelho, destacando ainda a Grande Rota do Douro Superior que atravessa parte do concelho.
Em comunhão com a natureza, nada melhor do que um passeio a pé ou de bicicleta pela Ecopista do Sabor, com 34km de extensão, que se destaca pelas paisagens dispares que vai encontrar durante o percurso. Se for pelo troço de Torre de Moncorvo ao Pocinho, vai vislumbrar o Vale do Douro, região demarcada e classificada como Património Mundial da UNESCO.
Pelo rio Sabor até às paisagens indescritíveis e à gastronomia saborosa
Na Praia Fluvial da Foz do Sabor, localizada onde o rio Sabor desagua no Douro, vai encontrar um apetecível lençol de água, podendo ainda apreciar uma paisagem rica de contrastes, ou apenas aproveitar o ambiente enquanto lê um livro à sombra de uma das árvores da praia.
Torre de Moncorvo é palco de várias paisagens inesquecíveis. Desde os passeios pelos miradouros do Vale do Sabor e S. Gregório, nos Estevais, de Santa Bárbara, na Lousa, de Nossa Senhora do Castelo, em Urros, da Fraga do Cão, na Serra do Reboredo ou do Alto da Barca ou Fevereira, no Peredo dos Castelhanos, são vários os locais onde pode desfrutar de um momento calmo e sempre com o mesmo objetivo: encontrar o nascer ou pôr-do-sol perfeito para umas férias de sucesso.
Das paisagens à gastronomia, Torre de Moncorvo agrada a todas as bocas e vistas. É de salientar os pratos confecionados com os peixes do rio e o borrego da churra da terra quente, produto com Denominação de Origem Protegida (DOP). Não menos saborosas são as postas, as omeletes e as migas de espargos e, ainda, a tradicional caldeirada da ribeira. Na doçaria, o forte da região são as Amêndoas Cobertas de Moncorvo, um produto com Identificação Geográfica Protegida (IGP) e uma das Sete Maravilhas Doces de Portugal.
Um espaço dedicado à história e vestígios arqueológicos
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo deu uma nova vida às antigas ruínas do castelo de Torre de Moncorvo, tornando-as no Museu do Castelo. No Museu vai conseguir, ao mesmo tempo que passeia pelo troço, ter acesso a informação em vários formatos para que consiga perceber a evolução do castelo ao longo dos tempos, como resultado das escavações feitas entre 1988 e 2018.
Para além da conservação e valorização dos vestígios arqueológicos do castelo, classificado como Interesse Público, a Câmara Municipal pretende reforçar o papel do centro urbano como um polo aglutinador, criar um conjunto de fatores atrativos turísticos e culturais, divulgar achados arqueológicos e incentivar a utilização da zona medieval.
Assim, fazer uma visita pelo Museu é iniciar o caminho no pátio das armas com uma apresentação das escavações arqueológicas. A juntar a isso, vai ainda encontrar painéis interativos, apresentando uma cronologia com os principais acontecimentos do castelo e uma história resumida do concelho de Torre de Moncorvo e da evolução urbanística da vila.
Em duas vitrines expostas no Museu do Castelo estão apresentados ainda alguns materiais arqueológicos recolhidos relativos à vida quotidiana em cerâmica, faiança, metais, moedas, vidros e ossos dos animais, bem como, uma maquete com a reconstituição do castelo.
"Sonhe. Explore. Descubra Torre de Moncorvo"
Sob o mote "Sonhe. Explore. Descubra Torre de Moncorvo", a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo lançou recentemente uma campanha de promoção da sua cultura, história, património e do seu território, convidando os visitantes a explorar e descobrir, em segurança, este paraíso escondido na Região do Douro e junto dos imponentes Lagos do Sabor.
Assim, a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo quer possibilitar a usufruição de séculos de existência que marcam a história desta vila guardião e os momentos mágicos e de tranquilidade proporcionados pelas paisagens e silêncios sem fim, onde pode sonhar.