Programa garante melhoria da frota e eficiência ambiental
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Gaia lançou, no início do ano, o programa municipal «Juntas Mais Verdes», que visa apoiar as juntas de freguesia a renovarem as suas frotas automóveis, financiando a aquisição, preferentemente para substituição, de veículos com reconhecido desgaste por veículos 100% elétricos. As primeiras 11 viaturas foram entregues, em agosto, às freguesias de Arcozelo, Avintes, Canelas, Canidelo, Grijó e Sermonde, Mafamude e Vilar do Paraíso, Oliveira do Douro, Pedroso e Seixezelo, Sandim, Olival, Lever e Crestuma, S. Félix da Marinha e Vilar de Andorinho.
Já em novembro, outros seis veículos foram atribuídos às freguesias de Canidelo, Grijó e Sermonde, Gulpilhares e Valadares, Madalena, Oliveira do Douro e Santa Marinha e Afurada. No total, foram entregues 17 viaturas, seis de passageiros, cinco de transporte de mercadorias e seis de nove lugares.
O investimento total por parte da Câmara Municipal foi superior a 500 mil euros. A propósito deste programa, Eduardo Vítor Rodrigues sublinha a importância das preocupações ambientais e de "acompanhar o trabalho do Governo no âmbito da descarbonização", num investimento que assegura a melhoria da frota das freguesias e, em simultâneo, um significativo grau de poupança. O presidente da Câmara Municipal augura que, "se este programa tiver sucesso, esperamos poder vir a alargá-lo a instituições nossas parceiras que fazem um trabalho brilhante".
Justificando o investimento neste projeto, o autarca lembra que "a antiguidade e o uso intensivo dos veículos de trabalho das juntas de freguesia" levaram à necessidade da melhoria da sua condição e eficiência ambiental. Uma mudança difícil de concretizar pelas juntas de freguesia a partir dos seus orçamentos, o que levou o Município a criar "uma resposta financeiramente sustentável" para aquelas autarquias, "reduzindo enormemente os encargos de combustível e de manutenção".