Casa do Lago by Soi leva sabores asiáticos aos jardins do Pestana Palace, em Lisboa
Até setembro, a Casa do Lago, imersa nos jardins do Pestana Palace, em Lisboa, vai ser uma casa fora de casa para o Soi - Asian Street Food. O restaurante, aberto há oito anos no Cais do Sodré, criou um menu exclusivo para aquele hotel, que se estende à piscina e aos quartos.
Corpo do artigo
É no interior do pavilhão com estilo oriental datado do final do século XIX e rodeado de jardins românticos, no Pestana Palace, que os clientes do Casa do Lago podem desfrutar de um almoço ou jantar com os sabores do Soi. Este restaurante, dedicado à comida de rua asiática, aliou-se ao Grupo Pestana para operar (até setembro), um restaurante que todos esperam que continue em atividade para lá do final do verão. “A expetativa é poder não fechar”, lança Lourenço Pestana, diretor de inovação e F&B do grupo, confiante no sucesso da parceria com o grupo Sushicafé.
A escolha do Soi - Asian Street Food para ocupar aquele espaço sazonal do hotel-monumento não foi deixada ao acaso. Aberto no Cais do Sodré desde agosto de 2017 e disposto a elevar a fasquia do que, até então, se entendia ser a “comida de rua”, o conceito asiático, reconhecido desde então pelo público, revelou-se em tudo de acordo não só com a estética do próprio edifício - encarnado, com grandes janelões a deixar entrar a luz -, mas também com o nível de exigência requerido pelos clientes do hotel. Um desafio a que o Sushicafé respondeu com entusiasmo, conta um dos sócios, Gonçalo Salgado.
O menu do Casa do Lago by Soi tem uma versão de almoço e outra de jantar, com pratos que foram adaptados não só ao contexto, mas também à logística da operação. “Alguns estiveram já na carta do restaurante, outros ainda estão ou foram adaptados”, confirma ainda, dando nota de que “o Grupo Pestana mostrou uma abertura enorme em termos gastronómicos”. Nos pratos comuns ao almoço e ao jantar há, por exemplo, rolinhos tailandeses recheados com vegetais, com sweet chili de abacaxi, e tacos de alface com pastrami de kimchi e brisquet de amendoim.
De dia, é maior a variedade de baos, com quatro opções, nas quais se destaca o bao com pato assado, cebola frita, tamarindo de hortelã e romã; e há sanduíches asiáticas acompanhadas de batata-frita; saladas; e petiscos como mini cachorros de pão brioche recheados com salsicha Chiang Rai, mostarda japonesa, maionese de kimchi e XO. Ao jantar, numa versão mais enxuta do menu, pode pedir-se como pratos principais nasi goreng de frango, soja e ervas aromáticas com arroz frito; e uma perna de cordeiro de leite com molho de ostra, caril massaman e molho.
Nos capítulos doces, além de gelado tailandês, mousse de chocolate, gelados Colé e um prato de frutas exóticas laminadas, realça-se o Soi Loco (crumble, gelado de yuzu e coco, merengue de kaffir e Toblerone). A confeção dos pratos cabe à chef Lúcia Lopes, há 25 anos no Pestana Palace, e que para assegurar o cumprimento dos standards do Soi esteve no restaurante duas semanas a aprender tudo com o chef executivo Maurício Vale. A operação, que abrange cerca de 100 lugares entre o interior e o exterior do pavilhão oriental, estende-se também à piscina.
Hoje dotada dos mais modernos equipamentos, na verdade a piscina exterior foi construída no que foi, em tempos, o lago do palácio do final do século XIX, mandado erigir pelo Marquês de Valle-Flôr José Luís Constantino Dias - que enriqueceu em São Tomé com os negócios do cacau e do café. Em torno da casa de família criou aquilo que muitos consideram um oásis, com mil espécies de plantas exóticas, rodeadas de estatuária que representa as quatro estações do ano; e em frente à fachada principal do edifício, um jardim ao estilo de Versailles, que embeleza o hotel.
Casa do Lago by Soi
Rua Jau, 54 (Alcântara), Lisboa
Tel.: 962 323 886
Web: https://www.instagram.com/casadolagobysoi/
Todos os dias, das 12h às 23h.
Preço médio: 40 euros