A 13 e 14 de setembro, Miranda do Douro celebra a gastronomia e identidade locais com uma edição renovada do festival Meating. À presença de chefs nacionais, acompanha um cartaz eclético e alternativo, e atividades desenhadas para a família. A entrada é gratuita.
Corpo do artigo
As ruínas do Paço Episcopal são o local escolhido para assinalar a segunda edição do festival Meating, evento inserido no projeto-mãe "De La Tierre Pa La Mesa", e que pretende "valorizar a gastronomia e a cultura como motores de desenvolvimento econômico e social", como se lê em comunicado.
É neste sentido que as raças autóctones da região, elementos estrela da gastronomia local, adquirem renovado protagonismo no evento. Rui Paula, António Loureiro, Lídia Brás e João França confecionam, de forma original, o cordeiro mirandês, o cabrito transmontano, a carne mirandesa e o porco bísaro.
As criações de cada chef serão servidas das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30 nos dois dias do festival. Além dos pratos tradicionais, para cada refeição está disponível uma opção vegetariana, também confecionada pelos chefs.
A animação musical não é esquecida. Durante o fim de semana, a região raiana torna-se cenário para um cartaz musical que tem tanto de eclético como de alternativo.
Sábado sobem a palco o português Valter Hugo (18h30), trazendo a contemporaneidade da música nacional e os Expresso Transatlântico (21h30), um trio que mistura a melodia tradicional portuguesa com as tendências contemporâneas.
A cantora portuguesa que funde indie, pop e música folclórica nas suas criações, Emmy Curl, assinala presença no domingo (18h30). Segue-se o Club Makumba (21h30), que interliga sonoridades provenientes da costa mediterrânea e do continente africano com toques de jazz, rock e composições de guitarra.
Garantindo a animação após os concertos, o festival conta com Dj sets. Destaque para a dupla da Antena 1 Bons Rapazes, com Álvaro Costa e Miguel Quintão, que misturam o pop e rock com a eletrónica.
A programação prevê ainda performances itinerantes e espetáculos de circo, como o Crassh Recycled, projeto da organização WeTumTum, que cria sonoridades com recurso a baldes, objetos que se cruzam no caminho e através da interação com o público.
Estão também na agenda as atuações do grupo Bufanfa, conjunto de músicos que incorporam os próprios instrumentos musicais, e dos Pauliteiros de várias províncias da região, assim como o espetáculo de circo contemporâneo Rima, da companhia Erva Daninha.
Durante o evento acontece ainda um mercado criativo.
O Festival Meating decorre das 12 às 20 horas. A entrada é gratuita, e é possível levar os animais de estimação.