A 12 e 13 de setembro, nomes como Sérgio Godinho ou Hot Air Balloons sobem a palco para mais uma edição do Manta. O evento marca a entrada na nova temporada cultural, interligando música, natureza e património numa programação que inclui atividades para toda a família.
Corpo do artigo
Em Guimarães, os jardins do Centro Cultural Vila Flor têm sido o cenário para a "ligação entre gerações de artistas e os seus públicos através da música, da natureza e da arquitetura", lê-se em comunicado. É nesse sentido que voltam a abrir-se ao público para receber mais uma edição do Manta, este ano integrado nas celebrações do vigésimo aniversário deste espaço.
A data redonda é comemorada com artistas conhecidos e emergentes do panorama nacional e internacional. Na noite de 12 de setembro, a programação estreia-se com a atuação do duo Hot Air Balloons, que traz à cidade uma sonoridade acústica envolvente com influências folk, indie e pop.
Para encerrar a noite, e recordando a liberdade e resistência portuguesas, Sérgio Godinho e a sua banda Os Assessores protagonizam o concerto "Liberdade25".
Sábado (13) é pensado para as famílias e para os mais novos, com atividades a arrancar pela manhã desenvolvidas pelo Serviço de Educação e Mediação Cultural d"A Oficina.
Às 10h o espaço cultural recebe a associação cultural WeTumTum com um concerto desenhado para bebés. Seguem-se momentos de aprendizagem e convívio com dois workshops dirigidos para toda a família: o primeiro, às 11h30, sobre percussão corporal e o segundo, às 15h, que interliga a cerâmica à produção de sonoridades.
À semelhança da noite anterior, desta feita em tons de encerramento, a música volta a preencher os jardins com a atuação de Bia Maria, artista portuguesa que combina fado, bossa nova e canto popular nas suas criações musicais, e do músico e compositor brasileiro Rodrigo Amarante.
As atuações têm lugar às 21h30 e às 22h30 horas. Todas as atividades são gratuitas. A participação no concerto para bebés e workshops deve ser realizada mediante levantamento dos bilhetes no Palácio Vila Flor, nos 30 minutos anteriores ao início da atividade.
Criado em 2005, o Centro Cultural Vila Flor reúne auditórios, um café Concertos e o Palácio e Jardins de Vila Flor. Atualmente é considerado o maior espaço cultural da cidade de Guimarães, sendo também o palco central das atividades desenvolvidas pela entidade d"A Oficina, responsável por grande parte da programação cultural e artística da cidade.
A programação completa pode ser consultada em ccvf.pt.