Começou por ocupar o terraço do Centro Comercial La Vie, no Porto, já desativado. Há três verões, o Rooftop Santa Catarina abriu num espaço privilegiado na Afurada, no topo do mercado local, para continuar a desenvolver o trabalho iniciado em 2018.
Corpo do artigo
O nome veio da Baixa do Porto: "Nascemos no La Vie e fomos construindo o espaço pouco a pouco", conta Stefane Ribeiro, proprietário do bar Rooftop Santa Catarina. Quando La Vie foi vendido, foram à procura de um local para darem seguimento ao projeto. "Já tínhamos alguma força na cidade, tínhamos feito um bom caminho e quisemos continuar com o mesmo conceito."
Surgiu a oportunidade de ficarem na Afurada, o que os interessou muito. "Era diferente da Baixa, e deu-nos a oportunidade de desenvolvermos algo mais abrangente." Se antes era principalmente um bar com alguns petiscos, agora servem também refeições, principalmente à base de peixe e marisco, sem perder a vertente de bar que os caracteriza. "Percebemos que íamos trazer algo para a Afurada que ainda não existia, um bar de cocktails, com atuação de DJ...". Por outro lado, a zona está em crescimento, "tem cada vez mais moradores e turistas, e mesmo quem mora no Porto e aqui em Gaia vem cada vez mais porque é um sítio onde se come bem", refere.
Stefane Ribeiro acredita que é ali, no terraço do Mercado da Afurada, que se tem as melhores vistas para o Porto, para o Douro e o pôr-do-sol. É uma das principais coisas boas que os clientes podem ali encontrar. Quanto à carta, é focada no peixe, "mas acaba por dar uma resposta total" a múltiplos gostos. Os pratos da casa são o arroz de robalo e o bacalhau à Zé do Pipo. O primeiro é um arroz caldoso com gambas, com robalo grelhado e acompanhado com ovos escalfados, "o que lhe dá mais cremosidade". Este, o bacalhau, o polvo à lagareiro e a frigideira do mar são pratos disponíveis durante toda a jornada, do meio-dia às 22 horas.
Das 15 às 19 horas, o Rooftop Santa Catarina reduz o menu, que se torna mais focado nas tapas. Uma criação deste ano que está a ter muito sucesso são os ovos rotos de camarão, mas também saem bem o tataki de salmão, o polvo com molho verde, as pataniscas, as gambas e as amêijoas à Bulhão Pato.
Para beber, não faltam cocktails, tantos os clássicos como os de autor, criados pela bartender principal, Júlia Siena, que refere: "Como somos um espaço que trabalha nos meses de calor, os nossos cocktails procuram ter ingredientes frescos, leves e frutados. Destaco o Wine Passion, uma junção de vinho do Porto com maracujá, que faz ligação ao rio e à cidade". Este ano, Stefane nota que cresceram bastante os pedidos de cocktails sem álcool, por isso não faltam versões mocktail de clássicos como o mojito, a caipirinha ou o gin tónico. Outras bebidas muito pedidas são as sangrias, aqui em sete variedades, incluindo a de maracujá, de mojito e mesmo uma de saké, com lichia e licor de rosas, "para quem gosta de algo mais doce".
O espaço é pet friendly, sendo que os cães têm mesmo direito a um menu próprio, com pratos feitos na hora.
Rooftop Santa Catarina
Rua da Praia, 9950, Vila Nova de Gaia
Tel.: 960 032 520
Web: instagram.com/rooftopsta.catarinaDas 12h às 23h. Não encerra
Petiscos desde 6 euros; pratos desde 16,50 euros; cocktails desde 8,50 euro