É um retiro na montanha, onde se vai pelo sossego e a envolvência natural, criado por dois apaixonados pelo Parque Natural do Alvão. O Refúgio das Carquejas é um lugar para toda a família, incluindo os membros de quatro patas, que também podem participar em tours de 4x4 pela região.
Corpo do artigo
O Barreiro é a aldeia mais alta do Parque Natural do Alvão, e por isso o Refúgio das Carquejas não poderia estar mais embrenhado no coração da montanha, a envolvência perfeita para dois amantes da natureza e da serra. Eduardo Porto e Fátima Bravo cresceram naqueles montes, a acampar e a fazer caminhadas, e há muito que sonhavam em "ter um cantinho na montanha", que fosse ao mesmo tempo um lugar de escape em família mas também onde outros pudessem experienciar a montanha e escapar da agitação do quotidiano. "Quando vimos esta casa à venda num dos nossos passeios de fim de semana pela montanha, que é onde nós passamos a maior parte do nosso tempo, decidimos comprar", recorda Eduardo
Meteram eles próprios mãos à obra e reabilitaram a antiga casa, dividindo-a em dois estúdios independentes - famílias mais numerosas ou amigos podem alugar a casa completa -, equipados com kitchenette e com capacidade para acolher dois adultos e duas crianças (em sofá-cama). O jardim e o átrio - um espaço coberto com churrasqueira - são comuns a ambos os alojamentos, mas cada unidade tem ainda a sua própria piscina em latão. "São piscinas de relaxamento, só têm 60 centímetros de profundidade, ou seja é para estarmos ali sentados a ler um livro, ou a beber um copo de vinho enquanto olhamos para a paisagem, é mesmo para parar e respirar", sugere o anfitrião. Das piscinas pode-se ainda admirar o bonito mural pintado pela Fátima - ilustradora de profissão - numa das paredes da casa, a evocar as flores da montanha que pincelam as encostas de rosa e amarelo: a carqueja, a giesta e o tojo.
O casal criou o Refúgio das Carquejas como se fosse para eles, por isso quando não têm hóspedes aproveitam para fazer uma escapadinha na montanha, e levam quase sempre o seu cão Cajú. "Ele adora vir para aqui", comentam. Assim, também abrem portas aos animais de estimação dos seus visitantes, sem limite de tamanho ou número. "Isto está tudo vedado, por isso não há qualquer problema dos animais fugirem", assegura Eduardo. Os patudos têm acesso a todos os espaços, e também podem usar os tanques de água para se refrescarem.
Para os hóspedes que queiram fazer mais do que apenas contemplar a montanha, o casal criou um manual de atividades, com sugestões de experiências para fazer na região, incluindo parapende, canyoning, caminhadas. Mas este verão foram ainda mais longe e lançaram um novo serviço de tours de 4x4 pet-friendly, com percursos pelo Parque Natural do Alvão, a Serra do Marão e o Douro, em que os animais de estimação também são convidados a participar.
Refúgio das Carquejas
Rua Principal do Barreiro, 1180, Mondim de Basto
Tel.: 910 629 482
Web: refugiodascarquejas.com
Estúdio a partir de 80 euros por noite