Hotéis pet-friendly: Na Quinta Alto do Rio, em Cinfães, os patudos têm direito a mimos e banhos na piscina
Na Quinta Alto do Rio, em Cinfães, os patudos são recebidos com um biscoito e uma taça de água fresca, e podem usufruir de todas as áreas do hotel, incluindo ir a banhos na piscina, instalada numa varanda sobre o rio Douro.
Corpo do artigo
Ser um alojamento aberto a todos os animais de estimação que os seus hóspedes queiram levar de férias foi desde o início uma premissa da Quinta Alto do Rio, em Cinfães. "Eu sou uma apaixonada por animais e sempre disse que a minha unidade seria pet-friendly", revela Paula Espanhol, a fundadora deste boutique hotel sobranceiro ao rio Douro. "E somos, como eu costumo dizer, verdadeiramente pet-friendly, os patudos podem andar livremente como qualquer hóspede, o nosso objetivo é que eles também usufruam um bocadinho das férias", reforça, deixando ainda o aviso: quem não gosta de animais terá de escolher outro alojamento.
Assim, à chegada os hóspedes de quatro patas são sempre recebidos com um biscoito - durante a estadia poderão ter direito a mais alguns -, e enquanto os seus donos desfrutam de uma bebida de boas-vindas, para os patudos há sempre uma taça de água fresca. No quarto, têm direito a uma caminha e taças para a água e a comida.
Não há limite de tamanho ou de número de animais em cada estadia, e também não é cobrada qualquer taxa adicional. "Só cobramos o saco da ração, de o hóspede pedir", informa Paula. O único pedido que fazem aos donos é que os animais usem trela se não forem amigáveis. Caso contrário, podem andar livremente por todo o alojamento, incluindo ir a banhos na piscina, instalada numa varanda sobre o rio Douro. "Eles divertem-se imenso", comenta Paula.
Foi esse postal ribeirinho que a convenceu a adquirir a propriedade e dar vida ao sonho de longa data de ter um projeto hoteleiro próprio, depois de três décadas a trabalhar na área. O edifício que ali existia foi recuperado e adaptado para acolher seis suítes elegantemente decoradas, todas com varanda voltada para o rio. Existe ainda uma sala de refeições - há serviço de snacks durante todo o dia, e de jantar, sujeito a reserva prévia -, um deck com a mesma vista sobre o Douro e uma pequena biblioteca instalada na antiga capela do século XIX. Em parceria com agentes locais, a Quinta Alto do Rio promove ainda atividades no rio, como passeios de barco, caiaque e motas de água, passeios de buggy na serra, caminhadas e visitas a quintas com provas de vinhos.
Em breve, irá começar o projeto de ampliação do alojamento, num modelo de eco-resort, com a construção de pequenas casas com piscina privativa, um spa e ginásio. Tudo isto cabe numa propriedade de 6,5 hectares, onde os patudos podem correr e brincar à vontade. O terreno integra ainda uma área florestal, uma horta e um pomar em modo de produção biológica, de onde provém muita da fruta e dos legumes servidos aos hóspedes. No topo da quinta fica o Miradouro de Teixeirô, que abre uma pela panorâmica sobre a foz do rio Bestança, onde este se junta às águas calmas do Douro.
Quinta Alto do Rio
Soalheira Souto do Rio, Cinfães
Tel.: 963 948 747
Web: quintaaltodorio.pt
Suítes a partir de 120 euros por noite, com pequeno-almoço