O restaurante ZunZum, na Doca do Jardim do Tabaco, em Santa Apolónia, promove os frutos do mar até 6 de julho, alguns cozidos ao vapor e outros com o toque da chef Michelin Marlene Vieira. Iniciativa decorre depois das semanas temáticas dedicadas à francesinha e ao leitão.
Corpo do artigo
Começou a 22 de junho a Semana do Marisco, a terceira semana temática do ZunZum, da chef Marlene Vieira, depois dos períodos dedicados à francesinha e ao leitão. Até dia 6 de julho - ou seja, totalizando 14 dias -, o restaurante com comida de sabor português e técnicas do mundo terá um menu especial inteiramente dedicado ao marisco. O menu abre com uma seleção de ostras do Sado, da Ria Formosa e de Aveiro, e com ouriço-do-mar ao natural, sendo possível pedir, por exemplo, um trio de ostras para que se percebam as diferenças consoante a região.
No capítulo “Cozidos ao Vapor”, Marlene Vieira propõe doses de 100 gramas de mariscos que, habitualmente, figuram nas marisqueiras tradicionais: percebes, burriés, gamba rosa do Algarve, gamba violeta, mexilhão, berbigão, amêijoa boa e lingueirão. É já no capítulo das entradas que o ZunZum transmite a veia mais criativa da chef Marlene Vieira, com a filhós de berbigão à Bulhão Pato com gel de limão à cabeça. “Este é um regresso da carta de verão que tivemos o ano anterior, a par do pica-pau de percebes”, explica o chefe de sala Bruno Augusto.
Antes, porém, vale a pena pedir o couvert composto por pão de massa-mãe, manteiga dos Açores e pasta de chouriço, útil para absorver o molho do pica-pau de percebes, que o próprio responsável considera “o prato mais fora da caixa”. Nas entradas, amigas da partilha, há ainda gamba rosa do Algarve em algas com manteiga de alho e limão; ceviche de vieira com creme de ervilha e abacate; amêijoa à Bulhão Pato; sapateira e guacamole; mexilhão em escabeche; e lapas com manteiga de alho e limão. Já nos principais, cinco são de peixe e quatro de carne.
Um olhar mais atento revela que os arrozes estão em maioria. A chef sugere-os de bivalves e coentros; com gamba violeta, percebes e ouriço-do-mar; e no forno, com lagostim e vieiras e mexilhão. Também há uma cataplana com cherne, lagosta e bivalves e uma feijoada de carabineiro e coco. Conseguindo chegar aos pratos de carne - nos quais, o prego do lombo em bolo do caco pode servir como “sobremesa” -, não faltam igualmente opções. A sobremesa é escolhida a partir de várias opções numa vitrine. Os indecisos têm ainda um menu de degustação de seis momentos, a 68 euros/pessoa, à escolha da chef.
ZunZum Gastrobar
Av. Infante D. Henrique (Terminal de Cruzeiros de Lisboa), Santa Apolónia, Lisboa
Tel.: 915 507 870
Web: zunzum.pt
Segunda a quinta, das 12h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 17h.
Preço médio à carta: 35 euros.