Com o mês de agosto a espreitar, propomos programas para esticar os dias ao ar livre. O Porto Pianofest está de volta, mas há muito mais música para apreciar. E festas e festivais perto de água. É o verão a aquecer.
Corpo do artigo
Ioga, pilates e animação no Solverde
O verão da Solverde Casinos & Hotéis já começou e decorre até setembro, com propostas em Gaia, Chaves e Algarve. No Solverde Spa & Wellness Center, em Gaia, as atividades decorrem até 31 de agosto, com aulas ao ar livre às 10.30 horas: aqua pilates às segundas e sábados, pilates às terças e quintas, hidroginástica às quartas e ioga aos domingos. Em Chaves, o Kids Club oferece trabalhos manuais à segunda, quarta e sexta, atividade física à terça e quinta e treino para caminhar sobre a água nos dias úteis. Para os adultos, há hidroginástica à quarta-feira e jantares temáticos diários no restaurante La Palette. No Algarve, os buffets especiais decorrem às terças e os jantares-espetáculo às sextas. Atividades são grátis para hóspedes. Jantares e espetáculos têm custo extra e pedem reserva. Para não hóspedes, o acesso é pago. Programa em www.gruposolverde.pt.
Música e oficinas cruzam-se junto ao rio Balsemão
Lamego recebe de 31 de julho a 2 de agosto o ZigurFest, festival que celebra 15 anos de liberdade artística e criação coletiva. O evento é um laboratório cultural onde música, artes visuais, performance e oficinas se cruzam, promovendo a participação ativa da comunidade. Um dos destaques é o workshop “De um ponto nasce o mundo” de Filipa Valente, em parceria com a Fundação de Serralves, que acontece a 31 de julho e convida à reflexão artística. O festival, que decorre junto ao rio Balsemão, conta com três palcos principais: Palco Ponte, Palco Olaria, para música ao final do dia, e o Palco Alameda. No Teatro Ribeiro Conceição, a criação “Ocupação para o fim do mundo” acontece nos dias 1 e 2 de agosto, entre as 21 e as 23 horas. O ZigurFest reforça a acessibilidade e a inovação cultural. Mais em www.zigurfest.com.
No Porto, há piano para todos os gostos
Pela décima vez, o Porto recebe de 1 a 12 de agosto o Porto Pianofest. Este ano, o festival decorre em 13 locais diferentes,entre salas históricas e novos espaços culturais, oferecendo 25 eventos que incluem concertos, masterclasses e atividades para todas as idades. Criado pelo pianista Nuno Marques, o projeto tem como missão “democratizar o acesso à música erudita e promover espaços de encontro e partilha”. A abertura, a 1 de agosto, fica acargo do Trio Baptiste Trotignon, que apresenta “Brexit Music” na Casa da Música, um espetáculo que mistura jazz e temas populares de bandas britânicas como Queen e Radiohead. Haverá também concertos de entrada livre, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, no Pátio Romântico e na Fundação Cupertino de Miranda. Ainda, nos dias 3, 4,8 e 9 há lugar para concertos à hora de almoço, no Museu Romântico, também com entrada livre. No dia 30 de julho, antes do arranque oficial, realiza-se a Maratona de Piano no Mercado do Bolhão, um evento gratuito com música das 10 às 19 horas. Os bilhetes para os concertos pagos custam entre 12,50 e 25 euros e o passe geral vale cem euros. Programa completo portopianofest.com.
Gastronomia e muito glamour na Comporta
No dia 2 de agosto, a Comporta recebe a Sublime Summer Party, uma festa que promete marcar o verão. Das 19 às 2 horas, o espaço junto à piscina do Sublime Comporta será palco de uma noite com música, gastronomia e elegância. Aberto a hóspedes e não hóspedes, o evento conta com estações gastronómicas de vários restaurantes da marca, como o Sem Porta, Food Circle, Canalha Comporta, Food Circle, Jacaré da Comporta, Sado, Sublime Comporta Beach Club e o Davvero. Um DJ set garante animação pela noite dentro. A festa é uma celebração da marca Sublime e do seu conceito de hospitalidade com qualidade e sofisticação. O valor da entrada é de 150 euros. As reservas podem ser feitas através do e-mail reservations.semporta@sublimecomporta.pt ou pelo número 269 449 376.
Concertos ao pôr-do-sol no Sado
Concertos ao pôr-do-sol e sessões sobre história e património local numa embarcação tradicional é o que propõe o programa Experiências a bordo by Maravilha do Sado que decorre até ao fim de agosto nas águas do rio Sado e ao longo da costa da Arrábida. Os concertos têm lugar às sextas-feiras, às 18 horas, com atuações ao vivo de músicos locais. Aos sábados, às 10 horas, há encontros conduzidos por técnicos municipais que abordam temas ligados ao rio, às tradições e à identidade setubalense. A viagem tem partida e chegada na Doca dos Pescadores, no cais exterior atrás da Lota, com lotação limitada a 30 lugares. Os bilhetes custam 10 euros para os concertos e 5 euros para as sessões de história, e podem ser adquiridos em www.bol.pt, a partir da terça-feira anterior a cada evento.