Como manda a tradição, a Feira do Livro do Porto celebra mais uma edição nos Jardins do Palácio de Cristal, entre 22 de agosto e 7 de setembro. Este ano, o evento homenageia o músico e autor Sérgio Godinho. Há ainda atividades desenhadas para petizes e graúdos.
Corpo do artigo
As tílias que se estendem ao longo da avenida oferecem abrigo às centenas de editoras, livreiros, alfarrabistas e distribuidores que marcam presença nos Jardins do Palácio de Cristal, entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro, na nova edição da Feira do Livro do Porto. Apesar dos 130 pavilhões já montados para os receber, não é só na compra de livros que se faz uma feira literária. Entre concertos, sessões de cinema e conversas, a programação contabiliza as 200 atividades, 80 das quais destinadas ao público infanto-juvenil. Segundo João Gesta, coordenador de programação do evento, as atividades organizadas são um dos pontos principais. "Este é um festival literário com várias atividades gratuitas, pelo que quem não quiser comprar um livro continua a ter razões para nos visitar", refere em conversa com a Evasões.
Este ano, o poeta e compositor português Sérgio Godinho é o grande homenageado. "Em edições anteriores damos muita atenção a figuras ligadas à cidade, pelo que foi natural optarmos por uma figura tão importante como Sérgio Godinho, inegavelmente ligado ao Porto." explica João Gesta. A inauguração da exposição "O Meu Sérgio", um projeto editorial de banda desenhada, é o destaque do primeiro dia da feira. De autoria de oito artistas visuais, a exposição pretende lembrar "o quanto é importante manter a palavra viva num tempo que se adivinha de sombras, violências e enganos", lê-se no site oficial da Agenda do Porto. O compositor, intérprete, autor e poeta portuense é ainda homenageado com a Medalha da Cidade e a atribuição de uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal, numa tradição simbólica e já familiar para os habituais visitantes da feira.
A poesia do autor serve de mote a treze conversas protagonizadas por figuras conhecidas da cultura portuguesa. Lídia Jorge, João Luís Barreto Guimarães, Luísa Sobral, Valério Romão e Tozé Brito são alguns dos nomes presentes nos colóquios. Assinalando outras figuras indissociáveis da cultura portuguesa e no âmbito das celebrações bicentenárias de Camilo Castelo Branco, a professora jubilada Isabel Pires de Lima inaugura uma conversa sobre o escritor e "o modo como os seus livros ainda hoje são capazes de nos interpelar", lê-se na programação.
À semelhança de edições anteriores, as bibliotecas municipais do Porto voltam a assumir um papel importante, com oficinas, laboratórios criativos e leituras desenhadas para os mais novos. Segundo o coordenador de programação, o acentuado investimento em atividades infanto-juvenis na presente edição explica-se pela necessidade de incutir nos mais novos o gosto pela leitura, sendo "as feiras construídas em torno da figura do livro".
A sensorialidade e criatividade são os pontos chave das atividades desenvolvidas para os mais novos. Livros de Ahhh a Zzzz, O Jogo das Emoções e laboratórios criativos são algumas das experiências desenhadas para o público infanto-juvenil. Espante-se quem achar que só as crianças mais velhas podem participar. Esta edição conta com espetáculos sensoriais desenvolvidos para bebés dos quatro meses aos três anos de idade, que promovem a imaginação e interação com a família.
A música não é assunto esquecido na programação, com artistas como Luca Argel, Jorge Palma, B Fachada, Manel Cruz ou NAPA confirmados. Além disso, decorrem apresentações de livros, sessões de cinema e atividades coletivas abertas ao público, como Vozes em Movimento, uma oficina de cinco dias com o intuito de homenagear Sérgio Godinho através do canto, escrita e pensamento.
A feira divide-se entre os Jardins do Palácio de Cristal e o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O horário estende-se das 12 às 21 horas, de segunda a quinta, 12 às 22 horas às sextas, 11 às 22 horas aos sábados e das 11 às 21 horas aos domingos. São várias as sessões que oferecem interpretação em Língua Gestual Portuguesa ou transmissão em direto. A entrada no evento é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Alguns eventos podem ser sujeitos a levantamento de bilhetes. Inscrição gratuita na atividade Vozes em Movimento através do e-mail bmp@cm-porto.pt, com mínimo de 15 participantes. Toda a programação disponível no site oficial.