Este verão, o grupo Pacheca juntou à sua oferta enoturística um iate catamarã que permite fazer um tranquilo passeio no rio Douro, conjugado com uma prova de vinhos ou um piquenique a bordo. A embarcação integra o novo leque de experiências da Quinta de São José do Barrilário.
Corpo do artigo
Não há vista mais envolvente do vale do Douro do que aquela que se tem deslizando sobre o rio, entre as encostas recortadas em socalcos. Por essa razão, fazer um passeio de barco quando se visita o Douro vinhateiro é um programa cada vez mais requisitado. Daí o grupo Pacheca ter reforçado a oferta enoturística das suas propriedades na região adquirindo um luxuoso iate catamarã (modelo MY5 da Fountaine Pajot), para proporcionar aos seus hóspedes - e não hóspedes - um novo leque de experiências imersivas. O Pacheca River atracou este verão no Cais de Bagaúste, junto à pitoresca EN222, estrategicamente localizado a meio caminho entre a Quinta da Pacheca e a Quinta de São José do Barrilário (a mais recente unidade do grupo), e acima da eclusa, o que permite ter liberdade de partir a qualquer hora do dia em passeios de charme que conjugam o vinho, a gastronomia e a paisagem duriense.
Todos os dias realizam-se duas viagens de uma hora - às 11h30 e às 15h30 - que podem facilmente ser integradas num programa feito à medida, conjugando por exemplo uma visita, prova e almoço na Quinta da Pacheca, o passeio de barco, e depois um jantar e estadia no Barrilário.
Ao final da tarde, a embarcação volta a sair do cais para um passeio ao pôr do sol, até à Foz do Tedo. A experiência começa às 17h e tem a duração de duas horas, com direito a um Porto de boas-vindas.
O percurso segue sempre rio acima, e querendo reservar a embarcação em exclusividade, é a vontade que dita o ponto de regresso. Correndo uma brisa fresca para atenuar o calor duriense dificilmente nos cansamos do postal que se desenrola em ambas as margens: as vinhas encaixadas em retalhos sobre as colinas ondulantes. O comboio passa de quando em quando junto ao rio, interrompendo a quietude do vale com o seu compasso sonoro.
A qualquer momento a viagem pode ser pausada para os mais aventureiros darem um mergulho no rio. A embarcação tem uma plataforma que desce até um metro de profundidade, permitindo tirar proveito das águas refrescantes do Douro com tranquilidade.
O catamarã foi escolhido para proporcionar estabilidade e conforto, elementos essenciais para estas experiências fluviais, e outras desenhadas à medida, que podem incluir uma prova de vinhos a bordo - a Quinta do Barrilário acaba de lançar uma nova gama de vinhos mais leves e frescos, ideias para um aperitivo, e para acompanhar momentos descontraídos -, um piquenique com produtos regionais, ou até mesmo refeições mais elaboradas, preparadas a bordo pelo chef Luís Filipe Guedes.
A embarcação, de 72 metros quadrados, está equipada com uma cozinha, um deck solário, uma zona lounge com uma plataforma superior, duas casas de banho e três quartos, sendo que apenas uma suíte está disponível para receber hóspedes que queiram passar a noite a bordo. A estadia inclui pequeno almoço no rio, e pode estender-se a um passeio até ao Douro Superior. Esta aposta do grupo Pacheca vem em linha com um novo leque de experiências de enoturismo da Quinta de São José do Barrilário, uma unidade de cinco estrelas inaugurada no verão passado, em Armamar.
Passear nas vinhas, fazer um vinho e trabalhar o barro
A completar um ano de portas abertas, o Douro Wine Hotel & SPA da Quinta São José do Barrilário, reforçou a sua oferta com novas experiências de enoturismo. Os hóspedes e visitantes são agora desafiados a aliar as provas de vinhos e as caminhadas pelas vinhas com outras atividades, como um workshop de olaria, a criação do seu próprio blend de vinhos tintos, utilizando castas emblemáticas da região, ou até um workshop de cocktails com vinhos do Porto.
Comida de pote ao ar livre
Outra das novas propostas consiste num almoço ao ar livre com vista para o Douro, entre vinhas e oliveiras, com cozinha de fogo e comida de pote de ferro, confecionada nas brasas pelo chef Luís Filipe Guedes, que conduz igualmente workshops de cozinha. No restaurante Panorâmico, o cozinheiro assina diariamente uma carta assente nas memórias da cozinha tradicional e nos ingredientes sazonais, trabalhada com frescura e casada com os vinhos do Barrilário.
Descansar num barril a olhar o Douro
Recentemente galardoado com uma Chave Michelin, o hotel do Barrilário está equipado com trinta e um quartos, todos eles com varanda voltada para as vinhas e para o rio. São airosos e elegantes, decorados em tons terra e madeira abundante. As camas lembram o formato de um barril, em referência ao nome da quinta. A piscina infinita e o Terroir Vineyard SPA - com piscina interior panorâmica, sauna, banho turco, duches sensoriais, tratamentos e massagens - também convidam a momentos de relaxamento.
Pacheca River
Cais de Bagaúste, EN222, Parada do Bispo, Lamego
Web: quintadapacheca.com
Passeios a partir de 80 euros