
O Cozido de Vinhais do Bó Rosa.
Foto: DR
À mesa, os planos para esta semana vão da comida japonesa aos clássicos de Trás-os-Montes. Na geografia, a atenção vira-se sobretudo para Sul, entre passeios por Reguengos de Monsaraz, domingos em Évora e panos em Loulé. Viva bem.
A primeira escapadinha do ano, no Alqueva
Situado em Monsaraz, com vistas sobre o Alqueva, o Montimerso SkyScape CountryHouse apresenta agora uma seleção de programas a pensar na primeira escapadinha do ano, apostando num forte contacto com a natureza, em pleno montado alentejano. Winter Break propõe uma estada de duas noites em suite standard com lareira para dois, com pequeno-almoço e uso exclusivo de um dos jacuzzis (desde 350 euros). 2 Getaway é a proposta que junta duas noites em suite standard para dois, pequeno-almoço e um jantar incluído no restaurante SkyScape (desde 390 euros). Já a experiência Stargazing assemelha-se à anterior, mas troca o jantar por uma atividade de observação astronómica - ou não fosse o céu do Alqueva um dos mais procurados - com check-in a 6 de fevereiro ou 19 de março (desde 400 euros). January Earlybird permite reservar estadas primaveris a preços especiais este mês, em suite standard, entre 5 de abril e 30 de junho (desde 210 euros/noite, mínimo duas noites). Reservas para reservations@montimerso.pt ou 961634787.

Foto: DR
Almoço de domingo em família, em Évora
Para muitos, domingo é o dia da família por excelência. A pensar nisso, o hotel M"Ar de AR Muralhas, quatro estrelas situado dentro das muralhas da cidade de Évora, trouxe de volta ao seu restaurante, Sabores do Alentejo, os Almoços de Domingo, que convida a refeições à mesa entre gerações. A matriz tradicional da cozinha de conforto do chef residente Luís Lopes e o apoio no produto regional permite pratos diferentes a cada domingo. Depois da estreia, dia 11, a celebrar o cachaço de porco alentejano cozinhado a baixa temperatura com migas de coentros, a 18 de janeiro serve o arroz de perdiz vermelha e a 25 chega a vez do cozido de grão. Cada prato tem o valor fixo de 28 euros por pessoa. Reservas fazem-se em mardearhotels.com.

Foto: DR
Fumeiro transmontano na Maia
Depois do "sucesso das edições anteriores", o restaurante Bo Rosa, situado nas imediações do Zoo da Maia, recebe ao longo de todo o mês de janeiro a terceira edição do Cozido de Vinhais e das Terras Frias. Sempre às sextas, sábados e domingos, os chefs Pedro Maia e Bruna Seabra voltam a cozinhar o tradicional fumeiro transmontano nas típicas panelas de ferro de três pernas, que cozinham no calor da lenha de carvalho nacional. O prato principal custa 25 euros, mas também se serve sopa deste mesmo cozido, por 5 euros. Os sabores da vila raiana de Vinhais, "amplamente reconhecida pela excelência do seu fumeiro e pela qualidade das suas carnes", explica o restaurante em comunicado, podem provar ao almoço, das 12h às 15h (domingo, das 12h às 16h30) e ao jantar (das 19h às 23h30, só à sexta e sábado).

Foto: DR
Ramen e jazz no Chiado
O Ajitama Chiado (uma das moradas de ramen mais populares na cidade) e O Bom, o Mau e o Vilão (clássico bar do Cais do Sodré) são vizinhos na Rua do Alecrim, no coração da Lisboa Pombalina, e juntam-se agora para celebrar os seus aniversários com uma experiência conjunta e exclusiva, apenas disponível às segundas-feiras. O menu Ajitama x BMV custa 24 euros e arranca com refeição no restaurante - inclui duas guiozas de entrada, prato principal, dois mochi de sobremesa e bebida - e segue com acesso ao bar vizinho para assistir a um concerto de jazz ao vivo, levado a cabo por um trio liderado pelo saxofonista Ricardo Toscano, que já colaborou com nomes como Carminho, Rui Veloso e Fafá de Belém. As reservas ao jantar são feitas por norma às 19h30 e os concertos começam sempre às 21h. Na compra de uma bebida, a segunda é oferta - basta apresentar o cartão oferecido no Ajitama relativo a este menu. Reservas em ajitama.pt ou 965268635.

Foto: DR
Nasceu um novo clube têxtil em Loulé
Chama-se Trama Aberta e é uma das novidades da Loulé Criativo, a plataforma multicultural desta autarquia algarvia. Trata-se de um novo clube têxtil, que arranca a 20 de janeiro, com encontros quinzenais às terças, entre as 18h e as 21h, no Palácio Gama Lobo, sob orientação da artista e investigadora Luísa Leão. O clube, aberto a pessoas com ou sem experiência, "pretende criar uma comunidade ativa e contínua em torno das artes têxteis, valorizando o fazer manual, o tempo partilhado e a construção de redes locais de criação", explica a Loulé Criativo. A Trama Aberta propõe um ambiente de trabalho livre, onde cada participante traz o seu próprio projeto de criação. A contribuição mensal é de 10 euros e as inscrições fazem-se através do e-mail leaoluisaa@gmail.com.

Foto: DR

