Águeda mexe sob os guarda-chuvas. Há festa popular na Fundação Gramaxo. Nas margens do Douro volta a brilhar um festival com múltiplos sabores. Há criações coletivas em dois restaurantes lisboetas. E Esposende tem verão que se farta.
Corpo do artigo
Uma cidade ou um palco ao ar livre? Ambos
Águeda volta a transfigurar-se no AgitÁgueda – Art Festival, entre 5 e 27 de julho. Conte-se com 23 dias em que a cidade se tornará num palco ao ar livre com cor, música, animação, instalações de arte urbana e manifestações artísticas de variados quadrantes. Com uma programação extensa que abrange oficinas, desfiles, concertos e festas, o festival leva ao palco artistas como Daniela Mercury, dia 5; os ÁTOA, a 9 de julho; Plutónio, dia 12; Profjam, dia 18; Diogo Piçarra, no dia seguinte; e Delfins no dia 26. Todas as atividades do AgitÁgueda – Art Festival são de entrada livre. Programação completa em agitagueda.com.
Três dias de arraial popular e chique na Maia
Integrado na programação oficial das Festas da Maia, a Fundação Gramaxo apresenta o Arraial Ideal, Pop Chique Cultural 2025. Esta proposta, refere a organização, “cruza a tradição comunitária com uma visão contemporânea e artística da festa popular”. De entrada livre, o arraial vai durar três dias – 4, 5 e 6 de julho – e terá propostas para várias idades e interesses: exposições, festas ao pôr do sol, música ao vivo, gastronomia clássica e contemporânea, performances artísticas, oficinas criativas, espaços de convívio e divertimento, conversas acerca das tradições, picadeiro, adoção animal, massagens e ioga. A Fundação Gramaxo, já conhecida pelo seu museu, da autoria de Álvaro Siza Vieira, situa-se na Quinta da Boa Vista, à Rua Nossa Senhora do Bom Despacho, no centro da cidade. O programa completo consulta-se em fundacaogramaxo.com.
Gastronomia em festa com o rio à vista no Alivetaste
Dezenas de chefs e de produtores de vinho voltam a juntar-se nos jardins do Pestana Palácio do Freixo, no Porto, para o Alivetaste. Nesta sua nona edição, o evento, que decorre dia 7 de julho entre a 17 e as 22 horas, vai contar com a presença de 26 chefs de cozinha, que irão apresentar mais de 40 criações gastronómicas, e 36 produtores de diversas regiões vitivinícolas que levam consigo cerca de 70 rótulos. Destaque para a presença de Nacho Manzano, chef e consultor gastronómico do Tivoli Kopke by Nacho Manzano, com três estrelas Michelin na Casa Marcial, nas Astúrias. Além de toda a comida e bebida disponíveis, haverá um desfile de moda da Prochef, com o artista plástico Ivo Moreira, e música com o DJ Ricardo Branco. Os bilhetes custam 120 euros e podem ser adquiridos através da Ticketline. Mais informações em alivetaste.com.
Quatro mãos para dois jantares orientais
Dia 2 de julho, Maurício Vale (foto) recebe no Soi, o seu restaurante de “street food” asiática no Cais do Sodré, Lisboa, Paulo Alves, do Praia no Parque, para um jantar a quatro mãos. Nos sete momentos da refeição, poderá perceber-se as influências que unem os dois chefs. Maurício Vale e Paulo Alves partilham o gosto pela gastronomia oriental e pelos ingredientes portugueses. Assim, com “um pé na tradição e outro na criatividade”, querem juntar na mesma mesa, com “elegância e ousadia”, refere a organização, os sabores tailandeses e japoneses. O jantar tem início às 20.30 horas e custa 65 euros, sem bebidas (reservas pelo 912 895 391). No dia seguinte, Maurício Vale volta a cozinhar em conjunto, desta vez com Lucas Azevedo, do restaurante Ryoshi, onde se realizará este segundo jantar, com o custo de 50 euros, sem bebidas (reservas pelo 963 488 779).
O verão celebrado à maneira, entre folk e velharias
Já está na rua o programa Esposende Verão 2025, com mais decem eventos até setembro. As próximas propostas incluem o Folclore na Praça, às 21.30 horas, a 1 de junho no Largo Rodrigues Sampaio, com danças e cantares do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia. O Música na Praça, na Praça do Município, às 22 horas, que acontecerá dia 4 com um concerto folk do Trevo de Cordas, e dia 5 com o fado do Amara Quartet. No dia 5, às 18.30 horas, e dia 6, às 15 horas, no Auditório Municipal de Esposende, sobe ao palco a peça “O apeadeiro”, com ingressos a 3 euros. Já a 6, na Praça D. Sebastião, pelas 9 horas, decorre o passeio “Turistando em família por Esposende”, cuja inscrição deve ser feita em esposende2000.pt; e a Feira de Velharias, das 10 às 19 horas, no Largo Rodrigues Sampaio. A programação completa está em municipio.esposende.pt.