Dino Parque, na Lourinhã, dá a conhecer escavações paleontológicas únicas no País
A zona de escavações da Praia do Caniçal, na Lourinhã - reconhecida a nível nacional como um dos principais focos de descobertas paleontológicas - vai receber visitas a 28 de agosto e 3 e 11 de setembro, de forma gratuita, acompanhadas por especialistas que revelam o contexto histórico e científico das descobertas.
Corpo do artigo
"Esta é uma iniciativa que liga diretamente os visitantes ao trabalho paleontológico desenvolvido na região" resume Rui Ferrão, Marketing Manager do Dino Parque Lourinhã, em comunicado, acrescentando que o projeto permite "compreender como são feitas as descobertas e qual a sua importância para o conhecimento da vida no passado".
O percurso, resultante da iniciativa conjunta do Dino Parque e do Museu da Lourinhã, realiza-se em exclusivo nas zonas acessíveis da Praia do Caniçal, permitindo observar as arribas onde decorreram as escavações. Os contextos científicos e históricos das descobertas ficam a cargo dos especialistas do Dino Parque, que acompanham toda a visita.
Do trajeto, destacam-se as jazidas de ovos de dinossauros, os vestígios do Lusognathus almadrava, fósseis associados a Saurópodes como o Zby atlanticus e do crocodilo Ophiussasuchus paimogonectes. A leitura geológica do território termina com a observação de um filão magmático, vestígio do vulcanismo desta região.
O percurso tem início junto do Forte de Paimogo, o topo da colina com vista sobre a Praia do Caniçal, para que a visita se inicie com um enquadramento geral. Cada sessão tem duração de aproximadamente duas horas. As sessões têm lugar a horas distintas: dia 28 de agosto e 11 de setembro às 10 horas e dia 3 de setembro às 14.30 horas. Além disso, estão sujeitas a inscrição prévia, limitada a 40 pessoas por visita.

Devido ao tipo de terreno e duração da visita, o museu não recomenda a atividade a crianças com menos de 6 anos. A organização recomenda-se o uso de roupa confortável, calçado adequado para caminhada, chapéu, protetor solar e água.
Ao longo dos últimos anos têm sido descobertos, nas arribas da Praia do Caniçal, vários fósseis que remontam, em grande parte, ao período Jurássico. Entre as descobertas destaca-se um ninho fossilizado de dinossauros, com 152 milhões de anos. Além disso, a região é rica em vestígios de vulcanismo, nomeadamente através de um filão de cor esverdeada, formado há cerca de 72 milhões de anos e um dos pontos de visita desta iniciativa.
O Dino Parque Lourinhã ocupa 10 hectares e é considerado a "maior exposição temática ao ar livre da Europa". Ao longo de seis percursos diferentes, os visitantes conseguem observar 201 modelos de espécies de dinossauros e outros animais à escala real, que habitaram o planeta Terra desde há 450 milhões de anos até aos dias de hoje. O equipamento foi inaugurado há sete anos e tem chegado a todo o país através da iniciativa Dino On The Road.
Inscrições através de geral@dinoparque.pt ou presencialmente na bilheteira do Dino Parque Lourinhã. Pode consultar a programação em www.dinoparque.pt.
