Agosto coloca à prova sabores locais de norte a sul, com eventos onde também cabem música, workshops e folclore. Estes são alguns exemplos, alguns com entrada gratuita.
Corpo do artigo
Festival do Marisco, Olhão
Situado na Avenida 5 de Outubro, com a Ria Formosa como cenário vizinho, o Jardim Pescador Olhanense volta a receber mais uma edição deste festival, que coloca à prova o marisco local e os pratos típicos da região em ambiente descontraído. De 9 a 14 de agosto, são seis dias de festa ao ar livre, celebrados também com música, com os concertos dos DAMA (na primeira noite, a 9), de Nininho Vaz Maia (10), dos Xutos & Pontapés (11), de Ivandro (12), de Riche Campbell (13), e dos Menos é Mais (14). Os bilhetes para entrar no recinto encontram-se à venda neste link.
Festival da Tigelada, Proença-a-Nova
Agosto também é sinónimo de doçaria beirã, altura em que este festival acontece anualmente. A iniciativa arranca a 9 de agosto e prolonga-se até dia 31, à mesa de 22 restaurantes aderentes do concelho. A sobremesa, que é servida todo o ano neste município, ganha agora maior destaque com o regresso do festival. Há brindes a distribuir pelos clientes que consumirem a tigelada e será feito o sorteiro de uma mochila ao estilo piquenique a quem apresentar talão de refeição no Posto de Turismo. Saiba mais neste link.
Trafaria na Brasa, Trafaria
É a estreia deste evento, que vai juntar gastronomia, música ao vivo, exposições e uma mesa comunitária onde se provarão os sabores locais. Acontece no Passeio Ribeirinho da Trafaria, no concelho de Almada, durante dois dias, a 2 e 3 de agosto, este sábado e domingo, sempre entre as 17h e as 00h. Um autêntico mercado de peixe ao ar livre, que pretende enaltecer a tradição piscatória desta zona. O acesso é livre. Saiba mais sobre este novo festival gastronómico aqui.
Feira dos Petiscos, Ponte de Lima
É a 17.ª edição do certame, que regressa à Expolima de 14 a 17 de agosto, dando palco à variedade receituária limiana. A degustação de pratos típicos locais, confecionados e servidos por grupos folclóricos do concelho, é um dos chamarizes do evento, mas não só. Dia 16, pelas 22h, decorre o Festival das Geminações de Ponte de Lima, com a participação de grupos oriundos das localidades geminadas com Ponte de Lima. No mesmo dia, acontece a 14.ª edição do Charme das Bielas, numa exposição de viaturas emblemáticas e a participação do Clube Limiano de Automóveis Clássicos. Em paralelo, acontecem ainda os Jogos Equestres de Ponte de Lima. A entrada na Feira dos Petiscos é gratuita. Conheça a programação completa neste link.