Em Braga, o Bô Zen Castelo é restaurante e pista de dança num palacete romântico
Instalado num palacete que lembra os filmes da Disney, numa encosta sobranceira à cidade de Braga, o Bô Zen Castelo by Lucas Fernandes veio reforçar com uma oferta gastronómica a discoteca ao ar livre que alijunta os bracarenses durante o verão.
Corpo do artigo
É um jardim, um palácio, um restaurante, um bar e uma pista de dança. "É como um camaleão: transforma-se consoante o dia, a hora ou a ocasião", define Rui Ganguinha, fundador e proprietário do Bô Zen Open Air. Há mais de 20 anos que o empresário tira proveito do cenário saído de um conto de fadas do Castelo do Bom Jesus - um palacete romântico construído no século XVIII numa encosta sobranceira à cidade de Braga - para organizar eventos e festas. "Este espaço tem uma magia muito própria, uma vista incrível e uma arquitetura que faz com que as pessoas sintam que estão na Disney dos adultos."
Vendo o potencial daquele lugar e já com a ideia de abrir um espaço de verão para complementar o portfólio de negócios, a partir de 2016, passou a ocupar os jardins do palacete durante os meses estivais com uma discoteca ao ar livre, pensada para os bracarenses que não quisessem sair da cidade para beber um cocktail ao pôr-do-sol e dançar pela noite dentro.
Este ano, o Bô Zen Open Air ganhou uma nova vertente, aliando-se ao chef Lucas Fernandes para juntar uma oferta gastronómica aos serões musicais, alongando as noites de verão desde o entardecer até à madrugada e oferecendo um programa completo num só lugar. "Em 2024, criámos um restaurante em versão pop-up que foi um sucesso e percebemos que os clientes queriam isso", recorda Rui. O Bô Zen Castelo by Lucas Fernandes veio ocupar algumas salas interiores, mais intimistas e faustosas, e também a esplanada encaixada entre as colunas de pedra do claustro, decorado com murais de azulejos pintados à mão, além do jardim romântico, com fontes, lagos, um coreto e outras varandas, com zonas lounge para ver o crepúsculo a envolver a cidade. Sobre as mesas e cadeiras em madeira do terraço, que transmitem um ambiente descontraído e fresco, pendem vários candelabros, e entre eles uma bola de espelhos, que faz adivinhar a transformação do espaço com o avançar da noite.
Às sextas, sábados e domingos, o restaurante adota uma dinâmica de "fun dining", como descreve o responsável, trazendo música para o serviço de jantar, em jeito de prefácio para a programação da noite. "As zonas de restaurante são distintas da zona de bar, mas coexistem em determinados momentos, criando uma atmosfera ímpar para quem gosta de "fun dining". Temos um espaço específico para eventos, mas muitos deles acontecem também no restaurante e no bar. Alguns ocupam todos os nossos espaços, em horários e formatos diferentes."
A comida tem um papel tão importante quanto a atmosfera na experiência que propõem aos visitantes, e por isso o chef preparou uma carta à altura, com uma oferta "democrática e relaxada", pensada para partilhar. Os cocktails de autor são a proposta para um brinde de boas-vindas, que acompanha a rigor o tártaro de novilho e os tacos de camarão e peixe-branco que chegam à mesa nos primeiros momentos.
As carnes grelhadas - cortes como o t-bone e o tomahawk - estão entre os pratos mais pedidos, a par das paelhas, servidas ao domingo, por encomenda, para grupos de dez a 12 pessoas. "Nas sobremesas, o nosso brownie de chocolate com gelado de avelã é um clássico", realça Rui Ganguinha. E, até ao final do verão, ainda há muitas oportunidades para o provar no Bô Zen.
Bô Zen Castelo by Lucas Fernandes
Castelo do Bom Jesus, Braga
Tel.: 910 660 999
Web: bozencasteloby-lucasfernandes.pt
Das 19h30 às 23h30, de quarta a sábado;das 14h às 17h ao domingo
Preço médio: 35 euros